Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 20 de Julho de 2010 às 10:01

    Imprimir


Um fondue de queijos cai muito bem neste frio, especialmente se acompanhado de um bom vinho. O consultor de vinhos do Supermercado Big Lar, Roberto Corre, apresenta uma receita de preparo de fondue com três excelentes queijos, os principais usados para o preparo da iguaria.

“Como estamos curtindo um friozinho, coisa rara em Cuiabá, o fondue de queijos é uma boa pedida para reuniões em família e de amigos. Sempre acompanhado por um bom vinho e o pão italiano, é importante conhecermos os principais queijos usados para fazer o fondue”, explica Roberto Correa.

Um dele é o Gruyère, um queijo origem suíça, feito com leite de vaca e possuí uma longa maturação (de 4 a 10 meses). Tem uma casca dura e textura cremosa e suas olhaduras (orifícios na massa) são menores que os do seu compatriota Emmenthal.

“O queijo Gruyere tem um sabor doce no principio com toques de frutos secos, chocolate e um final mais potente e profundo, de aroma picante e intenso. Alguns queijos apresentam pedrinhas de sal no meio da pasta, também característico de queijos Parmesão”, observa o consultor  .

Queijo com um rico valor gastronômico, utilizado para a fondue, tábuas de queijos e na elaboração de molhos. Acompanha com pão, vinho branco e vinho espumante.

O outro é o Emmenthal, um queijo também de origem suíça, igualmente feito com leite de vaca e com longa maturação. Tem a mesma casca dura e textura cremosa. A diferença para o Gruyères são as olhaduras:  maiores e mais numerosas do que o seu compatriota. Por isso o Emmenthal é conhecido carinhosamente como "queijo do rato".

“De sabor adocicado e picante, ele destaca-se no preparo de fondue, tábuas de queijos e nas receitas onde é necessário derretermos o queijo. Os espumantes brancos franceses são ótimos acompanhamentos para o Emmenthal, ou o Vinho Suíço Fendant du Valais Branco.

O terceiro queijo é o Estepe, largamente produzido pelos laticínios brasileiros. Originário das estepes russas, seu sabor é suave e amendoado, ligeiramente doce e seu aroma é suave e limpo, onde se destaca uma nuance láctea, caramelada.

“Este excelente queijo destaca-se no preparo de fondue e tábuas de queijos. Combina com os vinhos brancos da Riesling ou com os espumantes doces da uva Moscatel”, indica Roberto Correa.

Confira a receita de preparo do fondue de queijos

Ingredientes:

- 200g de queijo gruyère

- 150g de queijo emmenthal

- 150g de queijo estepe

- 1 dente de alho

- 1 pitada de nozmoscada

- 1 colher de sopa de amido de milho (opcional)

- 1 cálice de conhaque ( 20 ml) ( opcional)

- 3/4 de um copo de vinho branco seco ( cerca de 180ml)

Modo de Fazer:

1.  Rale os queijos no ralador ou processador

2.  Dissolva o amido de milho no vinho branco e misture com o conhaque

3.  Adicione a noz-moscada a este líquido

4.  Passe o alho nos lados e fundo da panela

5.  Coloque os queijos e o líquido que você preparou na panela e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo

6.  Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura

7.  Caso fique muito líquido, dissolva mais um pouco de amido de milho em um cálice de água e adicione à mistura

8.  Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122218/visualizar/