Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Julho de 2010 às 07:12
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


Geraldo Tavares/DC
Inédito é registrar a falta de estoques de peças de frio em Cuiabá. Baixa nas temperaturas pegou todos de surpresa.
Inédito é registrar a falta de estoques de peças de frio em Cuiabá. Baixa nas temperaturas pegou todos de surpresa.

Um fato inusitado ou, no mínimo curioso, em uma cidade considerada de clima quente: o inverno em Cuiabá “zerou” os estoques de roupas, agasalhos, edredons e cobertores na maioria das lojas de departamento. De acordo com gerentes e vendedores, a procura por itens “mais quentes” surpreendeu as lojas e levou muitas a solicitarem novas encomendas. Desde a última sexta-feira a procura se intensificou, atingindo pico no sábado. Em alguns casos, como na rede Avenida, não há produtos nem no centro de distribuição.

De agasalhos sobraram os mais fininhos e de tamanho P e PP. Nem mantas e nem cobertores dos mais grossos aos mais finos foram encontrados ontem pela manhã em nenhuma das filias em Cuiabá. Edredons, somente aqueles de efeito mais decorativo do que aquecedor ainda eram vistos no interior da loja.

“A demanda continua firme”, diz o gerente da Riachuelo, Claudiomir Costa. “As nossas lojas em Cuiabá, tanto a de rua como as do shopping, ficaram com os estoques no fim”. Edredon, agasalhos, moletons, blusas, jaquetas, cobertores e mantas na Riachuelo, esses produtos não são mais encontrados desde ontem.

“Estamos solicitando uma remessa especial para terça-feira (hoje) para atender este frio e outros que ainda vão acontecer este ano”, conta Claudiomir. Ele disse que a loja está pedindo a “transferência de produtos de Goiânia, pois lá o frio não foi tão forte e existe estoque sobrando para atender Cuiabá”. Ele conta que o fluxo de consumidores em todas as lojas da Riachuelo triplicou no último final de semana. “Foi sem dúvida o melhor inverno dos últimos dez anos para as lojas de Cuiabá. E o interessante é que a onda de frio é intensa e deve continuar por mais alguns dias, mantendo as vendas em alta”.

O gerente informou que o estoque de produtos de inverno “baixou” rapidamente na sexta-feira e sábado. “No domingo, tínhamos apenas ponta de estoque em nossas lojas”. Por conta do grande movimento, a Riachuelo foi obrigada a estender o atendimento até às 19h30 horas, no sábado. As filas eram quilométricas nas lojas. No domingo a loja voltou a abrir, no horário de 9h às 15 horas. Ele diz que os clientes aproveitaram a visita à loja para comprar outras mercadorias não relacionadas ao inverno. Em relação ao mês anterior, segundo Claudiomar, as vendas de julho já registram incremento acima de 30%.

AVENIDA - Outra loja que faturou alto com a forte onda de frio foi a Avenida. Cícero Francisco da Silva, gerente da loja do Centro, diz que ontem a rede com 10 lojas em Cuiabá e Várzea Grande ainda contava com uma “pequena ponta” de edredons. “Já solicitamos nova encomenda e estamos na expectativa da chegada da mercadoria para esta terça-feira”, afirmou Cícero.

De acordo com o gerente, produtos como edredons, jaquetas, blusas e agasalhos de uma forma geral foram os mais procurados pelos clientes. Ele diz que a loja estava preparada para uma demanda forte, mas o fluxo de consumidores acabou surpreendendo devido à ocorrência do frio de uma forma mais intensa e por um período mais longo.

“O fluxo [de consumidores] em nossas lojas praticamente triplicou em relação à semana anterior”, revela. Por conta da grande procura por produtos de inverno, a loja constata incremento de 40% nas aquisições, na comparação com uma semana normal de vendas. Cícero Francisco espera encerrar o mês com crescimento de 20% em relação a junho. A loja também foi obrigada a estender o horário de atendimento por cerca de uma hora, para atender os clientes.

A Moda Verão, com uma rede de 10 lojas em Cuiabá e Várzea Grande, foi outra que se saiu muito bem com o frio que já dura quase uma semana. De acordo com Ademar Vidotti, proprietário da rede, houve uma baixa sem precedentes dos estoques de produtos de inverno. “Este está sendo o melhor inverno dos últimos dias para as lojas da Grande Cuiabá”, diz, lembrando que vai fazer novos pedidos para reforçar o estoque das lojas, que já está no fim. O grande fluxo de clientes levou a Moda Verão a abrir uma hora mais cedo no sábado (às 7 horas) e fechar mais tarde (21 horas). “Acredito que as vendas continuarão aquecidas durante toda esta semana”, afirma o empresário.

ENTREGAS – Se ninguém quis encarar o frio do último final de semana para comer fora, coube aos motoboys reforçarem o agasalho e sair às ruas para tentar ao máximo entregar comida quentinha aos clientes. Desde a última sexta-feira o volume de pedidos via “disque-entrega/delivery” aumentou de maneira acentuada para muitos empresários do segmento. Na Máfia Pizzaria, por exemplo, mais de 80 pedidos estavam na fila por volta das 20h do sábado, com espera de até duas horas e sem garantia de pizza quentinha em casa, já que além de correr mais para atender aos prazos os motociclistas estavam sob garoa. Meu Canto, Mana Aurora e outros especializados em lanches não tiveram do que reclamar, mesmo com o frio afugentando ‘fisicamente’ os clientes. Ainda no domingo, na hora do almoço, a equipe do Choppão teve trabalho para adequar pedidos à entrega.
(Colaborou Marianna Peres)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122251/visualizar/