Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 18 de Julho de 2010 às 10:50

    Imprimir


A ONG Um Teto para meu País (UTPMP), organização latino-americana sem fins lucrativos que há quatro anos atua no Brasil, realizará entre os dias 20 e 25 de julho a maior ação de construção de casas emergências já praticadas no País. Ao todo serão construídas 100 moradias para famílias de quatro comunidades da Grande São Paulo que concentram um dos maiores índices de pobreza do município. Três delas ficam em Osasco (Padroeira, Santa Maria e Colinas D’oeste), a outra está nas proximidades de Guarulhos (Santa Emília).

Desde 2006 no Brasil, a organização já estabeleceu 286 moradias de emergência para famílias de baixa renda, em seis municípios de São Paulo. Taboão da Serra, Guarulhos, Suzano São Paulo, São Vicente e Itapeva. Também foram mobilizados mais de 2800 voluntários de várias universidades paulistas. Nesta ação, a expectativa é contar com a ajuda de aproximadamente 600 pessoas. Voluntários de 18 a 30 anos vindos de várias regiões do Brasil, sua maioria universitários. “Nesse mês de julho teremos centenas de jovens trabalhando em conjunto com as famílias para construir um país mais justo. A hora é agora de mudar a realidade de pobreza que conhecemos.”, comenta Fernanda Lima, diretora social da organização.

Assim como a edificação de casas de emergência, duas seguintes etapas englobam o projeto. A fase de habilitação social, que levanta estratégias que permitam atenuar a situação vulnerável que impede as famílias saírem da condição de pobreza, tais como planos de educação, microcrédito, saúde, assistência jurídica, etc. Por fim, o conceito do projeto é que todos aqueles que vivem em situação de extrema pobreza possam ter acesso a oportunidades que permitam a eles uma melhor qualidade de vida, gerando bairros sustentáveis de acordo com as necessidades das comunidades. No Brasil, a ONG está operando a primeira das três etapas do projeto.

Para as construções das casas nesta primeira fase, a organização conta com doações, principalmente do setor privado e da sociedade. Cada casa custa em média R$ 3 mil, sendo a família responsável pelo valor simbólico de R$ 150,00. Pessoas físicas e jurídicas podem colaborar com qualquer valor. Anualmente, todos os escritórios da organização na América Latina são auditados pela Delloite, uma das mais importantes e respeitáveis auditorias financeiras do mundo.

Por se tratar do maior movimento planejado pela UTPMP no Brasil, uma campanha foi produzida para ser veiculada na internet, no site Youtube, intitulada “Qual será o seu destino nessas férias”, onde convida os jovens universitários interessados a compartilhar do projeto durante o período de férias. (http://www.youtube.com/watch?v=C-omMItyya8). Para assinalar a importância da ação como a mais notável já alcançada pela ONG, os participantes se concentrarão para a saída e retorno no Colégio São Luiz, localizado na Rua Haddock Lobo, na região da Paulista.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122517/visualizar/