Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 17 de Julho de 2010 às 05:42

    Imprimir


A espanhola Telefónica anunciou que está oficialmente cancelada sua oferta para comprar os 30% da operadora móvel brasileira Vivo que estão em propriedade da Portugal Telecom.

A Telefónica comunicou este "fato relevante" à CNMV (Comissão Nacional da Bolsa de Valores) Espanha, segundo informou à agência Efe o secretário-geral do Conselho de Administração da companhia espanhola, Ramiro Sánchez de Lerín.

Segundo o comunicado à CNMV, a Telefónica desiste de sua oferta por ela não ter sido aceita pelo Conselho de Administração da Portugal Telecom dentro do prazo fixado.

ENTENDA O CASO

A Telefónica da Espanha divide o controle da Brasilcel, dona da brasileira Vivo, com a Portugal Telecom. Em maio, a espanhola (que também detem participação na PT) fez uma proposta de 5,7 bilhões de euros pelos 30% da parte que a PT detém na Brasilcel. A portuguesa não quis vender sua participação e a Telefónica pressionou o mercado aumentando duas vezes a proposta até chegar em 7,15 bilhões de euro na véspera da assembleia da PT, ocorrida no dia 30 de junho.

Nesta assembleia, a comissão de valores de Lisboa vetou que os acionistas da Telefónica votassem, por serem acionistas na PT, devido ao conflito de interesses envolvido na questão. Mesmo sem a participação da espanhola na assembleia, a maioria dos acionistas concordou com a venda do percentual da Vivo à Telefónica. Após essa decisão, o governo de Portugal utilizou suas 500 ações golden share (com poder de veto em negociações estratégicas) para impedir a venda.

Desde então, a CE (Comissão Europeia) e os mercados espanhol e português vêm discutindo a legitimidade da atitude do governo português, que segundo a CE, contraria os aspectos democráticos das negociações. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/122613/visualizar/