Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 13 de Julho de 2010 às 16:30

    Imprimir


A VI Edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil recebeu 30 inscrições de 11 países diferentes, todas elas apresentadas por diversas instituições culturais e educativas, associações e grupos de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.

O Prêmio tem por objetivo promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em português ou espanhol, tenha reconhecida relevância literária.

Os finalistas serão anunciados em setembro e a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares, acontece no dia 30 de novembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). O júri é formado por cinco membros indicados pelas instituições responsáveis pelo prêmio, todos reconhecidos especialistas em literatura infantil e juvenil.

O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

O Prêmio, concedido anualmente, foi criado em 2005, por ocasião do Ano Ibero-americano da Leitura. A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).

Relação de ganhadores das edições anteriores

2005: Juan Farias (Espanha)

2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)

2007: Montserrat del Amo (Espanha)

2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)

2009: María Teresa Andruetto (Argentina)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123168/visualizar/