Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Sexta - 09 de Julho de 2010 às 17:01

    Imprimir


A Roda das Artes, uma iniciativa do JáCafé em parceria com a  ASSIM – Associação Independente de Música do Mato Grosso, neste sábado, dia 10,  traz a musicalidade de Bionne, Estela Ceregatti, Paulo Monarco, Luth Peixoto, Luciana Bonfim e Os Viralata. Os shows destacam a produção autoral e começam a partir das 21h, uma dica bacana pra quem vai subir pra cidade, cujo inverno está muito movimentado. Até o dia 24 de julho, aos sábados, o JáCafé se transforma em palco de música autoral, traduzido num repertório novo e diferenciado.

 A Roda das Artes, que conta com apoio da Casa das Molduras e Onng, receberá a partir do dia 23 de julho,  a exposição “Cante a tua Aldeia e cantarás o mundo”, de Regina Penna. “A Roda das Artes é um sucesso, um ambiente aconchegante e com ótima música e ainda autoral”, destaca Alba Regina, que junto com João Debs, materializou o JáCafé.

Bionne é um quinteto formado por Kátia Mendes (voz e percussão), Andréa Rosa (cavaquinho), Grazielle Louzada (saxofone), Karola Nunes (violão) e Kalinca Nunes (percussão), cujo objetivo quer resgatar a tradicional música popular brasileira. O repertório valoriza o samba e o choro, com o intuito de mostrar ao público a riqueza e importância destes gêneros, assim como aproximar a comunidade desta linguagem musical.

Neste show, o grupo Bionne mostrará obras de várias gerações de compositores cuiabanos como Paulo Monarco, Habel dÿ Anjos, Kátia Mendes, Luciano Campbell entre outros, apresentando um panorama da produção local, além de releituras de alguns compositores consagrados. O show contará ainda com a participação do baterista Wender Couto.

Samba,  chorinho e bossa nova conduzem Estela Ceregatti. A música na vida de Estela vem desde muito cedo, sua família sempre esteve às voltas com os acordes. Freqüentou uma escola de Pedagogia Waldorf, cujo ensino é através das artes. Aos quinze anos, participou como violonista dos Novos Chorões, participando da gravação de dois CDs durante os três anos que integrou o grupo musical.

Estela também fez parte da banda feminina Bionne, como vocalista, violonista e percussionista e do grupo vocal feminino Boca de Matilde. No final do ano passado, Estela fez participação especial no show do premiado intérprete Renato Braz. No palco, ela cantou ‘Céu Reduto’, de sua autoria, arrancando aplausos da platéia, no  SESC Arsenal.

Atualmente cursando o terceiro ano de Música, da Universidade Federal de Mato Grosso, faz parte de um grupo de percussão da faculdade: Sacundêga, e também é membro de um grupo recém formado por alunos da UFMT: Urutau, no qual interpreta algumas de suas composições, entre outras dos demais integrantes.

Outro músico a soltar a voz na Roda das Artes é Luth Peixoto,  compositor eclético e essencialmente romântico. Com dois discos gravados, Aventureiro e Canto de Aluar, o artista canta amores possíveis, vividos e platônicos, além de seus anseios, traduzidos em  músicas de seus discos, além de canções inéditas e parcerias.

A noite continua com o talento do premiado cantor e compositor Paulo Monarco, expoente do atual cenário musical mato-grossense. Monarco participou da Roda das Artes e mais uma vez traz sua sensibilidade artística para o evento. Acumula diversas participações em festivais de música e já percorreu os Estados  do Tocantins, Pará, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal, conquistando colocações significativas em eventos importantes.

É integrante da Rede Mato de Música, no qual criou o projeto de exportação da  música mato-grossense,  Música do Mato. Em agosto de 2009, fez sua primeira turnê, passando por oito cidades de sete Estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil. Agora em estúdio, prepara o lançamento de seu primeiro álbum intitulado “Malabares com farinha”, com músicas inéditas. 

Sambista por vocação Luciana Bonfim é um dos jovens talentos de Mato Grosso que caminha rumo a um futuro muito promissor. Iniciou carreira solo em 2007 e vem se destacando no cenário musical como uma das promessas da música brasileira. Luciana vem de um caldeirão de influências. Cuiabana, é fortemente marcada  por essa cultura, ao mesmo tempo ligada ao samba, choro e diversas outras ondas como o soul e o rock norte-americanos, que marcam, ousam e cadenciam sua música.

Agora em estúdio, prepara o lançamento de seu primeiro álbum intitulado “Samba em sombra de Pequizá”, com produção de Paulo Monarco. O repertório vai de canções de Monarco, Hélio Flanders e Estela Ceregati, passa por compositores de outros cantos do país como Túlio Borges (Brasilia) e Junio Barreto (Pernambuco), além da própria Luciana, que estréia como compositora assinando três faixas do disco.

Criado a partir das violas caipiras e inspirações do rock dos irmãos André Balbino e Eduardo Ferreira, Os Viralata é composto por Anna Marimon (poeta), Alexandre Facchini (baixo), Danilo Bareiro (guitarra) e Marcus Facchini (bateria). Juntos eles vêm realizando pesquisas sonoras com as violas e buscam ampliar suas possibilidades para além dos modismos. A proposta é de explorar as infinitas combinações que a viola oferece.

O som da banda traz blues, rock”n roll, pagode mineiro, umas classicosas fakes inventadas, funk, samba, brega. Tudo numa salada mista de experimentações de músicas de autoria de Eduardo Ferreira e André Balbino, ancoradas por experientes músicos do cenário mato-grossense e também de performance de interpretação e poesia com Anna Marimon, primeira-dama do bando.

Serviço:

O Quê: Roda das Artes – Bionne, Estela Ceregatti, Paulo MOnarco, Luth Peixoto , Luciana Bonfim e Os Viralata

Quando: Dia 10 de julho, sábado

Horário: Às 21h

Onde: JáCafé, Rua dos Coroados, n. 820. Aldeia Velha. Chapada dos Guimarães.

In.: 65 3301 - 2982

Entrada: R$ 5,00






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123734/visualizar/