Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 09 de Julho de 2010 às 15:24

    Imprimir


A segurança pública de Mato Grosso é a área que o candidato ao governo do Estado pelo PSB, Mauro Mendes escolheu para conhecer de perto nesta sexta-feira (9). Na manhã de hoje, Mendes visitou a sede do Comando Geral da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais da PM (BOPE), localizados na região do Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá.

Acompanhado do presidente do partido e candidato à reeleição para deputado federal, Valtenir Pereira, do candidato ao senado Pedro Taques (PDT) e de militantes, Mauro teve a oportunidade de conhecer as instalações, conversar com os servidores e conhecer um pouco mais a realidade da Polícia Militar de Mato Grosso. “A nossa intenção é conhecer de perto o sistema de segurança do nosso Estado para assim podermos fazer um diagnóstico completo em busca de soluções que possam tirar essa sensação de insegurança que o nosso povo tem’’, disse Mendes.

No Comando Geral, Mendes foi recebido pelo cel. Jorge Catarino Moraes Ribeiro, Comandante Geral Adjunto, que contou que hoje o efetivo da PM é composto por 6500 homens e quase 50% está fora da função efetiva. Do total do quadro, 21 são coronéis responsáveis por atender os 141 municípios de Mato Grosso. “Há cidades que tem apenas dois homens para fazer a segurança. Precisamos aumentar nosso efetivo, temos como meta dobrar o contingente até 2014, o desafio é crescer sem comprometer a folha de pagamento’’, conta o coronel.

O militar ainda falou sobre as três maiores demandas da PM do Estado. Segundo ele, é preciso definir a política salarial, fazendo reformas ano a ano e incluindo seguros de vida e demais auxílios, como auxílio moradia. Outro fator que precisa ser melhorado na PM é a estrutura tanto física quanto tecnológica.

“Precisamos de investimentos nos equipamentos de comunicação, rádios, pois com uma comunicação funcional podemos salvar mais vidas. Necessitamos também de mais investimentos em tecnologia, pontos de internet em todos os municípios ajudaria na busca de uma comunicação efetiva”. Outro fator que precisa melhorar é a sinergia com a Polícia Civil, aumentando a rede de relacionamento entre as duas instituições.

Mendes ainda conheceu todos os setores do Comando Geral. Da copa ao setor de Planejamento, o candidato foi bem recebido. Ao sair do local, o candidato foi conhecer o grupo de elite da PM de Mato Grosso, o Bope onde foi recebido pelo major Assis. O militar contou que o Bope tem um efetivo de 100 homens com a missão de atuar em todo o Estado, até mesmo quando a vida de policiais está em risco. Ele conta ainda que a companhia é dividida em dois grupos, o de unidade de intervenção e o de negociadores. Entretanto, eles ainda não contam com um serviço de inteligência e nem com acompanhamento psicológico especializado.

“Se eu pudesse fazer três pedidos ao futuro governador de Mato Grosso, com certeza pediria uma reestruturação geral, o aumento do efetivo e também de equipamentos e, por último, um salário diferenciado dos demais policiais’’, pontua Major Assis.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123753/visualizar/