Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 08 de Julho de 2010 às 17:42
Por: Rosana Persona

    Imprimir


O produtor rural para trabalhar com segurança, antes de plantar, deve fazer a análise do solo para detectar possíveis problemas nutricionais, identificando a fertilidade e potencialidade da terra. Esse é o caso do agricultor José Nelson dos Santos, arrendatário de uma propriedade de 4 hectares, na estrada da Guarita, em Várzea Grande, que está fazendo pela segunda vez a análise laboratorial para conferir a correção do solo. Coletou amostras que foram encaminhadas para o laboratório da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Há 40 anos trabalhando com hortaliças, o produtor José, que é motorista aposentado, sabe da importância em fazer a análise do solo. Ele aprendeu com o técnico agropecuário da Empaer, Gildo Alves Feitosa, que para retirar amostras do solo a coleta é feita em zig-zag. O local deve ser limpo, retirando folhas, gravetos, capim ou restos de lavoura. O buraco aberto deve ser em forma de cunha cavando a uma profundidade de 15 a 20 centímetros. Área acima de 60 hectares é necessário retirar até 20 amostras.

No caso do produtor dos Santos, foram retiradas três amostras simples. Gildo explica que toda terra coletada é misturada para retirar apenas uma amostra, a composta que será encaminhada ao laboratório para análise. “Com as orientações do técnico da Empaer ficou mais fácil retirar as amostras e o que será encaminhado para o laboratório é apenas uma quantidade de meio quilo de terra, normalmente enviamos muito mais”, salienta Santos.

Segundo Feitosa, deve-se fazer a análise do solo como parte de um planejamento da instalação das culturas agrícolas ou florestais. Serve como prevenção para futuros problemas nutricionais que podem facilitar o aparecimento de pragas e doenças. Com a realização da análise pode aumentar a lucratividade, pois haverá um aumento da produção e da resistência da planta, diminuindo os gastos com agrotóxicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas). Em conseqüência disso, haverá uma melhor qualidade de vida e menor impacto ambiental. “A observação visual não é suficiente para determinar problemas nutricionais das plantas”, ressalta Gildo.

O técnico do laboratório da Empaer, Nerivaldo da Silva Amorim fala que a empresa tem realizado aproximadamente seis mil análises de solos por ano mas, tem capacidade para realizar 20 mil amostras. Ele explica que é feita análise física para verificar a textura do solo e conferir o teor de argila, areia e salte (solo intermediário com argila e areia). Tem a química que avalia a capacidade de produção ou fertilidade do solo. O preço da análise varia de R$ 20,00 (para áreas de assentamento rural) a R$30,00 (demais produtores). E o produtor retira o resultado em no máximo cinco dias.

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE

A pesquisadora da Empaer e doutora em fertilidade do solo, Maria Luiza Perez Villar, fala que na amostragem do solo é que ocorrem as maiores falhas, em torno de 85% do erro dos resultados podem ser atribuídos à amostragem no campo. Cada área deve ser a mais homogênea possível, considerando-se a vegetação, textura do solo, topografia, produtividade da cultura instalada e o histórico de aplicações de corretivos e fertilizantes. As áreas dessa divisão deverão ter tamanho inferior a 10 hectares, mesmo sendo homogêneas.

Segundo a doutora Maria Luiza, os resultados das análises devem servir para a avaliação da fertilidade do solo e recomendação da calagem e adubação. Os métodos nos laboratórios passam a ser úteis para avaliar a disponibilidade dos nutrientes no solo. Ela ressalta que no Estado de Mato Grosso para a extração do Fósforo e Potássio utiliza-se o extrator Mehlich e no Estado de São Paulo a resina trocadora de ânions. “Jamais um solo do nosso Estado poderá ser analisado por outro Estado”, esclarece Villar.

Conforme a pesquisadora a recomendação de calagem e adubação aprimoraram nos últimos anos e assim o agricultor está conseguindo produzir com mais eficiência, ganho de produtividade, qualidade a um custo menor.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/123900/visualizar/