Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 06 de Julho de 2010 às 20:52

    Imprimir


Governo e entidades civis encaram com seriedade a questão do consumo de drogas no Brasil. Para discutir o assunto e conhecer a realidade de outros países, a ONG Lua Nova de Sorocaba, em parceria com o Centro de Formação em Tratamento Comunitário do Brasil, Cáritas da Alemanha e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), promoveu o VI Seminário Internacional dos Expertos, Políticas sobre Drogas: Tempo de Fazer. A abertura foi no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, nesta terça-feira (6).

O objetivo do encontro é viabilizar o debate sobre os desafios futuros na área de combate a drogas e exclusão social grave e ele contará com especialistas da América Latina (Colômbia, Uruguai, Chile, México e Bolívia), Europa (Alemanha e Itália) e Ásia (Bangladesh e Índia).

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), por intermédio da diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Margarete Cutrim Vieira, proferiu a aula inaugural. Ela explicou como a política de assistência social está organizada no Brasil, suas diretrizes, estrutura (básica e especializada) e abrangência, além de destacar as necessidades da integração dos serviços.

“Assistência social e saúde devem ter um vínculo de extrema importância quando o público é usuário de drogas. Precisamos vincular esses serviços na ponta do sistema, para que o indivíduo que entra pelo sistema de saúde seja encaminhado à assistência social”, destacou Margarete, referindo-se à grande malha que envolve a integração dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) com os serviços de saúde, educação, Judiciário, trabalho, abrigos e conselho tutelar.

Com o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, da Senad, o MDS expandiu em mais 1.626 os Cras e aproximadamente mais 1.985 Creas em todo o País.

O VI Seminário Internacional dos Expertos, Políticas sobre Drogas: Tempo de Fazer prossegue com os debates nos dias 7 e 8 de julho (quarta e quinta-feira), no Carlton Hotel, em Brasília (DF).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124220/visualizar/