Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 20:42

    Imprimir


A situação econômica dos produtores de grãos do Brasil e um apoio governamental "adequado" ao setor permitirão que o país bata na nova safra o recorde de produção de 146,92 milhões de toneladas registrado na temporada que está terminando, disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, nesta segunda-feira.

Apenas problemas climáticos podem impedir que a projeção otimista para 2010/11 seja confirmada, acrescentou Rossi.

"A safra de grãos esperamos que repitamos no mínimo o recorde que tivemos este ano. Mas a safra de grãos tem uma dependência muito grande da questão climática", declarou após reunir-se com representantes das indústrias de carnes nesta segunda-feira.

A nova safra de soja, produto que respondeu por quase metade da produção total de grãos do Brasil em 09/10, deve começar a ser semeada em meados de setembro.

"Mas as condições macroeconômicas, as condições dos setores estão adequadas, os recursos disponibilizados são altamente adequados", declarou ele, referindo-se ao volume recorde de crédito oficial oferecido no Plano Safra 2010/11, de R$ 100 bilhões para a agricultura comercial.

Segundo Rossi, o governo ainda tem feito esforços inéditos para garantir o preço mínimo do milho, cuja safra total, estimada em 09/10 em 53,4 milhões de toneladas, só fica atrás da de soja (68,7 milhões de toneladas).

"Haja visto o que está acontecendo nos leilões de PEP, 1 milhão de toneladas por semana, nunca houve um apoio dessa natureza, a nossa expectativa é de que seja um desempenho positivo."

A primeira estimativa da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para a próxima safra (2010/11) será divulgada em 7 de outubro.

A produção de soja cresceu em mais de 10 milhões de toneladas em 09/10 ante 08/09, por um aumento de área e por ótimos níveis de produtividade, com um clima favorável nas principais regiões produtoras.

Na próxima quinta-feira, a Conab atualiza suas projeções no 10º levantamento da safra 09/10.

A única preocupação do ministro para 10/11 está relacionada ao trigo, cuja semeadura já está perto do final.

"A área plantada talvez tenha pequena variação [negativa] no que diz respeito ao trigo... Houve uma diminuição do preço mínimo", lembrou o ministro.

Pelo último levantamento da Conab, a área plantada de trigo deve cair 12,5%, para 2,12 milhões de hectares. Mas, considerando que o cereal enfrentou problemas climáticos na última colheita, a produção pode ser até um pouco maior do que a verificada em 09/10.

A Conab prevê ligeiro aumento na safra de trigo, para 5,06 milhões de toneladas, ante 5,02 milhões de toneladas em 09/10.

REUNIÃO

Na reunião com os representantes dos exportadores de carne, o ministro recebeu reivindicações relacionadas à formulação de um novo Regulamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, além de pedidos para o encaminhamento de desoneração de impostos, como o PIS/COFINS.

"Juntos levaremos as reivindicações às áreas próprias, à área econômica, as questões tributárias, e às áreas técnicas, as questões de sanidade", disse. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/124406/visualizar/