Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 13 de Agosto de 2013 às 13:17
Por: Jacques Gosch

    Imprimir


    O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), tentando amenizar o impacto dos vetos ao chamado “Pacote do Transporte Público”, anunciou uma série de medidas que serão implantadas de imediato ou em médio prazo. A divulgação foi feita horas antes da sessão em que os vereadores pretendem analisar os quatro vetos do Executivo, que incluem volta dos cobradores, extensão do passe livre para pós-graduandos, pagamento das passagens em moeda corrente e fim da restrição de horário para o passe livre estudantil. O único projeto sancionado aumentou o tempo de integração para 2h30.


 
  Entre as medidas anunciadas, que contam com apoio da base de sustentação de Mauro na Câmara estão auditoria na planilha tarifária, com participação do Ministério Público e Câmara, já em fase de realização, com prazo de conclusão de 45 dias. Além disso, Mauro se compromete a editar decreto garantindo ao passageiro não possuir o cartão de bilhetagem eletrônica no embarque nos ônibus, e seu transporte até um local onde possa adquirir o cartão. O passageiro não será impedido de utilizar o sistema por não ter oportunidade de adquirir o cartão.


 
  Outra medida prevê a ampliação dos pontos de venda e recarga do vale-transporte. A Prefeitura de Cuiabá ainda promete implantar 800 novos abrigos nos pontos de ônibus nos próximos dois anos, atingindo 80% dos pontos existentes. Ainda está previsto o aumento do 
de ônibus das principais linhas nos horários de pico.


 
  No comunicado oficial, Mauro ainda sinaliza a criação de faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas de Cuiabá e o aumento da fiscalização do cumprimento dos horários dos ônibus.


 
   Mauro também promete exigir treinamento dos motoristas para a recepção dos passageiros, especialmente idosos, cadeirantes e portadores de necessidades especiais. Por fim, assegura o direito à integração aos usuários que adquirirem qualquer quantidade de bilhetes no cartão eletrônico e mais rigor na fiscalização do contrato das concessionárias. (Com assessoria)


 
  Eis, abaixo, as 10 medidas para transporte


 
1 – Auditoria na Planilha tarifária
 
2 – Edição de Decreto garantindo ao passageiro que não possuir o cartão de bilhetagem eletrônica o embarque nos ônibus, e seu transporte até um local onde possa adquirir o cartão 
 
3 – Ampliação dos pontos de venda e recarga do vale-transporte
 
4 - Implantação de 800 novos abrigos nos pontos de ônibus 
 
5 – Aumento do número de ônibus nas linhas, em horários de pico
 
6 – Criação de faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas
 
7 – Aumento da fiscalização no cumprimento dos horários
 
8 – Exigir treinamento dos motoristas 
 
9 – Garantir o direito à integração aos usuários 
 
10 – Aumento no rigor na fiscalização do contrato das concessionárias.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/12456/visualizar/