A Toyota informou nesta sexta-feira a convocação de donos de 17 mil automóveis do modelo Lexus nos Estados Unidos em decorrência de problemas de vazamento de gasolina durante testes de colisão.

O recall afeta os Lexus HS 250h de 2010, automóveis de luxo híbridos, segundo a empresa japonesa.

De acordo com a Administração Nacional para a Segurança nas Estradas dos EUA (NHTSA, sigla em inglês), durante testes de colisão, este modelo em particular derramou mais gasolina que o permitido pelas normas de segurança do país.

Os testes do mesmo tipo realizados pela própria Toyota, no entanto, demonstraram níveis dentro dos limites aceitos pelas normas vigentes, e a empresa agora investiga a divergência nos resultados.

Em comunicado, a Toyota garante que está acelerando as investigações para determinar a origem do problema e para corrigi-lo assim que seja possível.

A empresa acrescentou que ordenou às concessionárias que interrompam as vendas destes veículos até que seja corrigido o problema identificado nos testes.

A Toyota sofreu um duro revés em sua imagem corporativa após recalls que afetaram de mais de 8,5 milhões de automóveis no mundo todo nos últimos meses devido a problemas relacionados com uma aceleração súbita.

A companhia japonesa, líder mundial na fabricação de automóveis, aceitou pagar uma multa recorde de US$ 16,37 milhões, imposta em abril pelas autoridades dos EUA por ocultar, durante meses, um defeito em seus veículos.