Pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington, em St Louis, descobriram que uma substância encontrada nas uvas e em outras frutas pode proteger os vasos sanguíneos dos olhos danificados pelo avanço da idade, segundo reportagem do site do jornal britânico "Telegraph". O estudo foi publicado no The American Journal of Pathology.

O composto, conhecido como resveratrol, é eficaz porque impede que os vasos sanguíneos sejam danificados.

A equipe acredita que a substância -que já foi associada ao antienvelhecimento e à proteção contra o câncer- funciona, pois protege contra a angiogênese anormal, a formação de vasos sanguíneos danificadas.

Esta característica pode ser associada ao câncer, doenças cardíacas e doenças oculares, como a degeneração macular (da retina, onde se forma a imagem), relacionada à idade.

O autor da pesquisa, Rajendra Apte, afirmou que o estudo deve causar um "impacto substancial" sobre a compreensão de como o resveratrol funciona.

Ele informou que é capaz de demonstrar que o resveratrol, um composto que ocorre naturalmente, pode inibir diretamente o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, tanto dentro como fora do olho, e que a descoberta pode levar a novos tratamentos.

O composto natural é produzido em uma variedade de plantas para evitar infecções bacterianas. Pode ser encontrado em níveis altos na casca da uva (e, consequentemente, no vinho tinto), e em níveis mais baixos de blueberries, amendoim e outras plantas.

Vários estudos já demonstraram que o resveratrol pode diminuir os efeitos do envelhecimento e agir como um agente anticâncer.

O vinho tinto também é conhecido por apresentar diversos benefícios à saúde. O consumo moderado é associado a uma reduzida incidência de doenças cardiovasculares, o chamado paradoxo francês.

Apesar da dieta rica em manteiga, queijo e outras gorduras saturadas, os franceses têm uma incidência relativamente baixa de doenças cardiovasculares, que alguns atribuem ao consumo regular de vinho tinto.