O suposto rei do tráfico Christopher "Dudus" Coke está a caminho dos EUA após o governo da Jamaica ter aceitado sua extradição para Nova York, onde deve ser julgado por tráfico de drogas e armas.

Coke embarcou em um pequeno avião nesta quinta-feira sob custódia da polícia judicial americana (US Marshals), no Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston.

Não houve registro de violência hoje na Jamaica.

Coke foi detido pela polícia nas redondezas de Kingston nesta terça-feira, pondo fim pacificamente a uma busca que levou a uma série de confrontos violentos na capital jamaicana no mês passado.

Ao menos 76 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em quatro dias de troca de tiros no mês passado, quando a polícia e o Exército invadiram a favela de Tivoli Gardens, no oeste de Kingston, em busca do narcotraficante.

Coke disse estar profundamente triste pelas vidas perdidas no combate e decidiu não contestar sua extradição tendo em vista os interesses de sua família e de seu país.

Na semana passada, a polícia da Jamaica chegou a oferecer uma recompensa de US$ 20 mil (cerca de R$ 35 mil) por informações que levassem à prisão de Coke.

Os EUA pediram a extradição de Coke em agosto do ano passado, mas a Jamaica inicialmente negou o pedido, alegando que as provas contra ele tinham sido reunidas por meio de grampos telefônicos ilegais.

Um pedido de prisão para começar o processo de extradição de Coke foi finalmente divulgado em maio.