Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 22 de Junho de 2010 às 23:56

    Imprimir


De quatro em quatro anos, a Copa do Mundo muda a rotina dos brasileiros. As empresas adéquam os horários de funcionamento aos dos jogos, as pessoas passam a reunir familiares e amigos em frente à televisão, o verde e amarelo se tornam as cores predominantes e tudo vira festa. 

Para quem mora em condomínio, os locais preferidos de moradores, síndicos e visitantes para torcer pela seleção são os salões de festas ou as churrasqueiras, em volta da piscina. Mas, no meio desta festa toda, algumas pessoas extravasam tanto que esquecem regrinhas básicas de convivência, como evitar barulho, sujeira e destruição do patrimônio. Sem falar nos porteiros, que precisam ter atenção redobrada quanto à segurança.

De acordo com o presidente do Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), Marco Pessoz, para que nada dê errado, todos devem seguir algumas regras. “O ideal é que síndicos e moradores entrem em acordo sobre o que é permitido nos horários dos jogos, com antecedência”, explica, acrescentando que para evitar que o período da Copa deixe de representar diversão e alegria, os síndicos de condomínios devem ter alguns cuidados para manter a disciplina interna do prédio e proteger o patrimônio comum.

Segundo ele, se o prédio contar com circuito interno de TV, as câmeras devem estar posicionadas nos salões onde haverá exibição de jogos, corredores e áreas externas, inclusive garagens. Já os porteiros e vigilantes precisam redobrar os cuidados para os serviços de entrega de comida e bebida, uma das táticas usadas pelos assaltantes para entrar nos condomínios.

No salão de festas

A aprovação e o uso desse espaço devem ser confirmados em assembleia condominial. Os moradores que utilizarem o salão deverão respeitar a convenção e o regulamento interno do condomínio.

Também devem ser levados em conta detalhes como horário para início e término de uso, de como será feita a reserva, em que condições o morador deverá entregar o salão, se haverá ou não taxa para utilização e qual a destinação desta taxa.

Em eventuais casos de locação de equipamentos para transmissão ou gastos com bebidas e aperitivos a serem custeados pelo condomínio, a verba também deve ser aprovada previamente em assembleia.

Área Comum

O uso da área de lazer também deverá ser respeitado. Há condomínios, inclusive, que vetam utilizar essas áreas em períodos de festas, para evitar disputas entre moradores ou aglomerações que ponham em risco a segurança do prédio.

Segurança

Durante os jogos, assim como nas festas de final de ano, os moradores costumam ficar distraídos, facilitando a ação de bandidos. Da mesma forma, ter um controle das pessoas de fora que irão usar as áreas comuns do condomínio é primordial, para que nenhum criminoso se passe por parente ou amigo de moradores. “A precaução nesse período é mantermos uma segurança mais atenta”, afirma Pessoz.

Ao receber amigos e convidados redobre a atenção. Deixe com o porteiro ou zelador uma lista com os nomes e número de RG (ou identidade) dos convidados.

Os síndicos devem cobrar da equipe de segurança mais atenção, cuidados redobrados na portaria, checagem dos veículos, utilização da garagem e olhares atentos para as câmeras de segurança.

O funcionário da portaria precisa ser orientado para que, mesmo durante a exibição do jogo, ele permaneça no seu local de trabalho. Nesse caso, um revezamento é uma medida importante para que seja possível torcer sem prejudicar a segurança de todo o condomínio.

Outra recomendação importante é sobre fogos de artifício. Os condôminos que forem soltá-los devem escolher locais abertos, de preferência áreas ampla, sem vegetação, longe de instalações elétricas e materiais combustíveis.

Barulho

Fique atento ao horário estipulado no regulamento do condomínio. Momentos de descontração, celebração dos gols e toques de vuvuzelas e cornetas são permitidos, desde que não afetem outras pessoas.

Conforme as bases da Lei do Silêncio, entre 22h e 8h não é permitido extrapolar no barulho.

A festa deve ser aproveitada da maneira mais adequada, portanto, educação, respeito é garantia de diversão para todos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126356/visualizar/