Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 20 de Junho de 2010 às 10:27

    Imprimir


A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de validar a Lei da Ficha Limpa para candidatos condenados antes de sua sanção embaralhou de vez a montagem dos palanques em Estados importantes como Rio, Distrito Federal e Maranhão, entre outros. Se candidatos e dirigentes dos maiores partidos já quebravam a cabeça para amarrar costuras eleitorais regionais, a interpretação dada pelo TSE à Lei da Ficha Limpa pode tirar do páreo fortes concorrentes e obrigou as direções partidárias a revisarem suas alianças e estratégias.

No Distrito Federal, o principal afetado poderá ser o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que renunciou ao mandato de senador para escapar de um processo de cassação. Líder nas pesquisas, vai tentar manter a candidatura, mas sua situação já provocou o primeiro efeito colateral importante. O atual governador, Rogério Rosso (PMDB), que não disputaria a eleição, reviu a posição e decidiu se lançar candidato e deve atrair o apoio de DEM, PSDB e PTB. Para isso, precisa vencer amanhã a convenção do PMDB e derrotar a proposta de coligação com o PT no Distrito Federal.

Com a possibilidade de Roriz se tornar inelegível, a candidatura de Rosso passa a ser uma opção viável até para os aliados do ex-governador. De quebra, ajudaria o projeto dos tucanos de inviabilizar a aliança entre PT e PMDB na capital, que apoiaria a petista Dilma Rousseff.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126685/visualizar/