Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 19 de Junho de 2010 às 09:25
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Diógenes Curado, afirmou que houve demora na conclusão da perícia dos maquinários do programa MT 100% Equipado, cuja compra foi superfaturada em R$ 44,4 milhões, devido à solicitação da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) para análise pericial nos processos com indícios de fraudes apontados pela Polícia Federal, na operação Jurupari.

Curado informou, porém, que na próxima semana serão retomadas as perícias em mais 23 municípios do Estado, que receberam maquinários, além dos 11 já vistoriados. A perícia vai verificar se as máquinas possuem as mesmas características exigidas no edital de licitação.

Ele disse ter sugerido à delegada Fazendária Lusia de Fátima Machado, responsável pelo caso, que unifique as investigações da secretaria Fazenda do Estado (Sefaz) acerca do caso com a da PF. O secretário contestou ainda que, apesar dos empresários que venderam as máquinas terem alegado em depoimento à PF, que não houve sobrepreço, relatório da Auditoria Geral do Estado comprovou que de fato houve superfaturamento nas aquisições dos 705 caminhões e máquinas pesadas.

O escândalo dos maquinários provocou "reviravolta" na gestão Silval Barbosa e ocasionou, inclusive, as exonerações dos secretários de Administração, Geraldo De Vitto, e de Infraestrutura, Vilceu Marchetti. Ambos estavam no staff desde o início do governo Blairo Maggi. Ocorre que as duas licitações, modalidade Pregão, foram realizadas pela Sinfra, por meio da Central de Licitações, e da SAD. A fraude foi detectada em princípio pelo Ministério Público Estadual e, em seguida, confirmada pela Auditoria Geral.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/126831/visualizar/