Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 18:42

    Imprimir


Os encontros pré-congressuais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) começam neste sábado (19), nos polos regionais Oeste I, II e III. As atividades correspondem à segunda etapa do XIV Congresso Estadual do Sindicato, que ocorrerá entre os dias 02 e 05 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Os encontros pré-congressuais serão realizados em todos os polos regionais até o dia 17 de julho. Os delegados eleitos durante os encontros municipais, promovidos de 22 de maio a 12 de junho, vão discutir as emendas propostas pelas subsedes e proporem outras, caso julguem necessário. Também serão eleitos os delegados que participarão do XIV Congresso Estadual.

Segundo o diretor do polo Oeste I, Ricardo de Assis, esses encontros são fundamentais. “Dessa forma, os participantes têm oportunidade de debater os assuntos e se prepararem para as discussões da etapa estadual”. Para ele, a familiarização com o texto base é imprescindível para o levantamento das demandas da Educação no Estado.

De acordo com o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, são esperados cerca de mil participantes de Mato Grosso na etapa estadual. "A expectativa é que os profissionais da educação tragam contribuições significativas para as discussões da etapa estadual", afirmou.

O tema principal do evento "Qualidade na aprendizagem com promoção profissional" está ancorado em três eixos: regime de colaboração, reorganização curricular e valorização profissional.

Segundo o sindicalista, os eixos são complementares entre eles. "A questão os currículos escolares merece uma atenção especial, no sentido de que a escola tem a função de preparar o aluno como cidadão. Nesse sentido, a reorganização curricular que queremos não pode ser meramente informativa, mas formativa", ressaltou Henrique Lopes. Já o regime de colaboração prevê a cooperação entre os entes federados, evitando a concorrência entre eles.

A valorização profissional, de acordo com o sindicalista, é condição fundamental para estes aspectos e, consequentemente, para a qualidade de ensino. "No regime atual de Educação, com diversos sistemas, cada um com uma lógica diferente, o profissional é prejudicado, a medida que um escola da rede estadual possui piso salarial maior e jornada adequada, enquanto a rede municipal oferece outra realidade", comparou. Por isso, o regime de colaboração exige um amplo debate sobre financiamento, gestão democrática, dentre outros assuntos.

Confira abaixo a programação do XIV Congresso Estadual do Sintep/MT:

 
Dia 02/09 (Quinta-feira)

Período Vespertino:

14h às 20h - Credenciamento

15h30 - Início das exposições dos trabalhos

20h - Cerimônia de abertura

 
Dia 03/09 (Sexta-feira)

Período Matutino

8h - Mesa 01 - Plenária: Aprovação do Regimento do XIV Congresso

10h às12h - Mesa 02 - Painel: Qualidade na Aprendizagem com Promoção Profissional tendo como perspectiva o Regime de Colaboração, do Financiamento da educação e a Gestão Democrática do Ensino

Período Vespertino

13h30 às 15h30 - Mesa 01 - (Re) Organização Curricular na Perspectiva da Qualidade Socialmente Referenciada da Educação Básica

15h30 às 16h - Coffee break

21h30 às 02h30 - Confraternização

 
Dia 04/09 (Sábado)

Período matutino

10h às 12h - Mesa 01 -- Painel: Os Desafios da Formação e Valorização Profissional na perspectiva da Qualidade na Aprendizagem

Período vespertino

13h30 às 18h - Mesas de interesse:

Mesa 01 - Currículo e avaliação na Educação Básica e suas modalidades (Educação infantil/ensino fundamental de 09 anos/Ensino médio Integrado)

Mesa 02 - Redes Municipais (Organização Sindical/Piso Salarial/Carreira e Jornada/ Diretrizes Nacionais de Carreira)

Mesa 03 - Funcionários de Escola (Políticas de Formação e Valorização Profissional e Planos de Carreira/Diretrizes Nacionais de Carreira)

Mesa 04 - Trabalho Decente (Saúde do Trabalhador)

Mesa 05 - Educação em Direitos Humanos (Igualdade de Gênero/Diversidade sexual/Combate ao racismo e toda forma de discriminação).

 
Dia 05/09 (Domingo)

08h - Plenárias deliberativas

12h - Encerramento

12h30 - Almoço






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127082/visualizar/