Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 14:47

    Imprimir


Peças de decoração, como colchas, cortinas, almofadas, tapetes, toalhas de mesa e guardanapos, têm vida longa quando conservadas em casa de maneira adequada e levadas com frequência à lavanderia, que procederá à lavagem e secagem corretas.
 
“É importante lavar artigos grandes – como cortinas, almofadas e colchas – em lavanderia. Seu tamanho impede a lavagem normal na máquina doméstica, podendo causar a quebra do equipamento. Já os tapetes são feitos de materiais que não podem ser lavados em casa”, avisa Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia – um das maiores redes franqueadora nesse segmento, com mais de 90lojas em todo o Brasil. Ele dá todas as dicas de manutenção e limpeza de cada item:
 
Cortinas e tapetes – Devem ser limpos frequentemente com aspirador de pó e levados a cada seis meses para limpeza na lavanderia, por acumular muita poeira, ácaros e sujidades. Como ficam expostas à ação do sol e do vento, as cortinas devem ter um bom forro para proteger a cortina principal de raios solares infravermelhos e ultravioleta, evitando que o tecido enfraqueça e desbote. A falta de secagem correta principalmente nos tapetes podem provocar manchas, bolor, mau cheiro e apodrecimento das fibras. “Além disso, cortinas de voil lavadas em casa normalmente sofrem quebra nas, causando amassamento no tecido, o que não é removido nem na passadoria”, explica Ricardo.
 
Almofadas – O aspirador de pó é útil também na manutenção de almofadas. Quanto à limpeza na lavanderia, deve ocorrer toda vez que houver sujidades sem exigência fixa de periodicidade. “Quando lavados e secos de maneira inadequada, podem sofrer mau cheiro, ferrugem, bolor e manchas irrecuperáveis”, adverte.
 
Colchas – Por ficarem expostas à poeira, devem ser levadas à lavanderia a cada dois ou três meses. Lavagem e secagem incorretas causam manchas, mau cheiro e bolor, muitas vezes irreversíveis. Ricardo recomenda: “Dê preferência à sua troca constante por outra, para evitar exposição direta das pessoas ao pó que acumulam”.
 
Toalhas de mesa e guardanapos – Podem ser lavados normalmente em casa, toda vez que forem utilizados. Se feitos de tecidos delicados ou com bordados, devem ser levados à lavanderia que cuidará deles de maneira correta. Quando pouco usados, recomenda-se guardá-los em local arejado, embalados em sacos de TNT. Quando muito usados, normalmente ficam sujos de molho ou gorduras “O ideal é fazer primeiro uma pré-lavagem na água fria, para remover a sujidade mais grossa, seguida de alvejamento a quente, com produto à base de peróxido, que remove manchas remanescentes e preserva as cores”, aconselha.
 
Truques e segredos para evitar e tirar mau cheiro e bolor –Assim como peças de vestuário e roupas de cama, artigos de decoração guardados por muito tempo ou submetidos a lavagem e secagem inadequadas podem apresentar mau cheiro ou mofo. Ricardo Monteiro orienta como evitar ou eliminar esse tipo de problema:
 
¨      Sempre que possível, exponha peças pouco usadas a ambientes arejados e sem sol direto; periodicamente, deixe as portas dos armários abertas, principalmente em dias quentes e secos, para que os itens possam respirar e arejar;
 
¨      Utilize potes antimofo – há várias marcas no mercado, inclusive em fragrâncias neutras – em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do ambiente e são um bom auxílio na conservação de todo tipo de tecido;
 
¨      Mau cheiro e bolor saem com uma boa lavagem e secagem completa; pode haver necessidade de repetir o procedimento, para total remoção do mau cheiro e do mofo.
 
¨      Tecidos de decoração normalmente não possuem solidez à lavagem e desbotam com facilidade quando passam por este processo. O ideal é lavar todos os artigos iguais no mesmo processo de limpeza, para não ficarem diferentes.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127119/visualizar/