Repórter News - reporternews.com.br
Copa do Mundo 2010
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 11:58

    Imprimir


AFP
Torosidis marca para a Grécia em dia histórico do país nos Mundiais
Torosidis marca para a Grécia em dia histórico do país nos Mundiais

A Grécia proporciou um dia inesquecível a seus torcedores nesta quinta-feira. Após sair atrás do marcador, os gregos viraram sobre a Nigéria, conseguindo a primeira vitória e também os primeiros gols na história dos Mundiais. O triunfo por 2 a 1, com gols de Salpingidis e Torosidis, aconteceu no Free State Stadium, em Bloemfontein.

O resultado no Free State Stadium também serviu para não confirmar a classificação da Argentina para as oitavas de final, o que se daria com uma vitória nigeriana ou mesmo com um empate. Assim, o Grupo B fica completamente em aberto.

A Argentina lidera com seis pontos e pega a ainda viva Grécia, com três pontos, na última rodada. A Coreia do Sul, com a mesma pontuação dos gregos, enfrenta a zerada Nigéria, que ainda tem possibilidades em caso de vitória.

O jogo

Dispostas a dar a vida pela vitória, Grécia e Nigéria jogaram um primeiro tempo de muita disposição, já que só três pontos deixariam o vencedor em boa condição na última rodada do Grupo B. Chances de gol, porém, não foram muitas.

Os gregos jogaram sob o ritmo do capitão e único armador Karagounis, que passou todo o primeiro tempo tentando acertar o gol de Enyeama - foram quatro finalizações apenas dele, que tentou até do meio-campo surpreender o goleiro nigeriano.

Melhor em campo e com uma atitude mais ofensiva, a Nigéria marcou aos 16min. Kalu Uche cobrou falta venenosa da esquerda e, após Odemwingie ameaçara desviar, a bola passou por todo mundo e morreu nas redes de Tzorvas.

A supremacia nigeriana na partida foi quebrada graças a um tolo cartão vermelho de Kaita, que discutiu com um adversário e foi expulso por agressão. A partir daí, com Samaras sendo acionado por Otto Rehhagel ainda na etapa inicial, os gregos cresceram e conseguiram o empate.

Katsouranis recebeu dentro da área e, como um pivô, rolou para Salpingidis encher o pé e marcar o primeiro gol da Grécia na história dos Mundiais aos 44min. A finalização do atacante ainda desviou em um nigeriano e enganou Enyeama.

O segundo tempo aumentou ainda mais a dose de emoção no confronto. O minuto 14 teve duas chances claríssimas de gol: primeiro, Karagounis teve oportunidade nítida e Enyeama fez ótima defesa no reflexo. Na sequência do lance, os nigerianos dispararam em um grande contra-ataque - Yakubu finalizou, Tzorvas realizou a intervenção e Obasi, com o gol aberto, bateu para fora.

Considerado o melhor jogador em campo na derrota para Argentina, o goleiro Enyeama realizou nova defesa fantástica aos 23min em bola cabeceada por Samaras. Depois, porém, teve um vacilo que custou caro.

Aos 26min, após escanteio, Tziolis pegou a sobra, limpou a marcação e chutou de longe - desatento, Enyeama soltou a bola nos pés de Torosidis, que só empurrou para as redes.

A Nigéria ainda buscou o gol nos minutos finais, mas com um jogador a menos e sem criatividade, saiu de campo derrotada pela segunda vez no Mundial.

As duas seleções voltam a jogar na terça-feira da próxima semana. Em Durban, a Nigéria tentará a classificação diante da Coreia do Sul. Na mesma hora (15h30 de Brasília), a Grécia enfrenta a Argentina em Polokwane.

FICHA TÉCNICA

Grécia 2 x 1 Nigéria

Gols:
Nigéria: Kalu Uche aos 16min do 1º tempo
Grécia: Salpingidis aos 44min do 1º tempo e Torosidis aos 26min do 2º tempo

Esquema Tático da Grécia
3-4-1-2
Tzorvas; Vyntra, Papadopoulos e Kyrgiakos; Sokratis (Samaras), Tziolis, Katsouranis e Torosidis; Karagounis; Salpingidis e Gekas (Ninis)
Técnico: Otto Rehhagel

Esquema Tático da Nigéria
4-4-2
Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile) (Afolabi); Kaita, Haruna, Etuhu e Uche; Odemwingie (Obasi) e Yakubu
Técnico: Lars Lagerback

Cartões amarelos
Grécia: Sokratis, Tiziolis e Samaras
Nigéria: Obasi

Cartão vermelho
Nigéria: Kaita

Árbitro
Oscar Ruiz (Colômbia)

Local
Free State Stadium, em Bloemfontein





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127151/visualizar/