Repórter News - reporternews.com.br
Copa do Mundo 2010
Quinta - 17 de Junho de 2010 às 09:40
Por: Celso Paiva/Fábio de Mello

    Imprimir


AFP
Higuaín foi o personagem principal na vitória argentina
Higuaín foi o personagem principal na vitória argentina

Com um futebol envolvente da linha ofensiva e sem dar chances para zebras, a Argentina não tomou conhecimento da Coreia do Sul, uma das surpresas da primeira rodada da Copa do Mundo, e venceu por 4 a 1, no Estádio Soccer City, nesta quinta-feira, em Johannesburgo. O jogo foi marcado por trapalhadas dos defensores das duas equipes, que acabaram dando gols de presente para o adversário, e por uma atuação inspirada de Higuaín, autor de três gols no duelo.

No primeiro tento da partida, Messi bateu falta pela esquerda e Chu Young-Park desviou contra o próprio gol. Os argentinos fizeram diversas jogadas com toques rápidos pelo chão, mas não conseguiam vencer o goleiro Jung nos chutes e tiveram que usar as bolas paradas para conseguir o segundo gol, em uma cabeçada de Higuaín aproveitando cruzamento de Maxi Rodríguez.

A lambança do setor defensivo, porém, não foi um privilégio apenas dos sul-coreanos. No gol dos asiáticos, o zagueiro argentino Demichelis errou passe na frente de Chung Young-Lee, que roubou a bola e tocou na saída de Romero.

Amparado por Higuaín e Tevez, mais efetivos do que na estreia contra a Nigéria, Messi voltou a desempenhar um bom futebol, fazendo toda a jogada do terceiro gol e iniciando o lance do quarto, ambos marcados por Higuaín. Substituto de Verón, lesionado, Maxi Rodríguez deu mais velocidade ao meio-campo argentino.

A segunda vitória em dois jogos na Copa do Mundo deixa os "hermanos" bem próximos de uma vaga às oitavas de final. Se Nigéria e Grécia empatarem o duelo das 11h (de Brasília), ou mesmo se os nigerianos vencerem, os argentinos avançam à próxima fase de forma antecipada.

O jogo

Salvo um ou outro momento durante a partida, o controle das ações no Soccer City esteve sempre com os argentinos. Melhor desde o início, a cabeça de chave do Grupo B dominou a Coreia do Sul e já achou o primeiro gol aos 17min. Messi cobrou falta pela esquerda e, distraído, Park Chu-Young colocou nas próprias redes.

Criando boas chances, a Argentina quase ampliou, primeiro com Higuaín e depois em cobrança de falta de Tevez. Enfim, o segundo gol saiu aos 32min: Maxi Rodríguez cruzou da esquerda, Burdisso desviou e Higuaín só empurrou para as redes.

O primeiro tempo tinha a cara da Argentina e os sul-coreanos pareciam até conformados com uma derrota ainda na primeira etapa. Aceso, Di María exigiu boa defesa de Jung Sung-Ryong, que quase foi vazado por Messi: em linda jogada, o atacante do Barcelona limpou toda a marcação e viu a bola passar próxima da meta. Em um vacilo de Demichelis, aos 45min, a Coreia diminuiu com Lee Chung-Yong, que roubou do zagueiro e fez.

Esperançosa pela igualdade, a Coreia do Sul voltou mais ofensiva no segundo tempo e Yeom Ki-Hun quase empatou aos 12min, mas chutou para fora. Foi um pecado mortal, já que o lance acordou a Argentina e deu início a um massacre nos instantes finais.

Sergio Agüero havia acabado de sair do banco de reservas: na primeira jogada, deu belo passe a Messi, que chutou duas vezes até a bola cair limpa no pé esquerdo de Higuaín, que só teve o trabalho de empurrar.

Aproveitando a oportunidade, Agüero fez nova boa jogada e, da esquerda, colocou a bola com precisão milimétrica na cabeça de Higuaín, que marcou o terceiro e foi substituído logo depois, sendo ovacionado pela torcida de Johannesburgo.

As duas seleções voltam a jogar na terça-feira da próxima semana. Em Durban, a Coreia do Sul tentará a classificação diante da Nigéria. Na mesma hora (15h30 de Brasília), a Argentina enfrenta a Grécia em Polokwane.

FICHA TÉCNICA

Argentina 4 x 1 Coreia do Sul

Gols:
Argentina: Park Chu-Yong (contra) aos 17min do 1º tempo, Higuaín aos 33min do 1º tempo, Higuaín aos 31min do 2º tempo e Higuaín aos 35min do 2º tempo
Coreia do Sul: Lee Chung-Yong aos 46min do 1º tempo

Esquema Tático da Argentina
4-1-3-2
Romero; Jonás Gutiérrez, Samuel (Burdisso), Demichelis e Heinze; Mascherano; Maxi Rodríguez, Messi e Di María; Higuaín (Bolatti) e Tevez (Agüero)
Técnico: Diego Maradona

Esquema Tático da Coreia do Sul
4-4-2
Jung Sung-Ryong; Oh Beom-Seok, Cho Yong-Hyung, Lee Jung-Soo e Lee Young-Pyo; Lee Chung-Yong, Ki Sung-Yong (Kim Nam-Ii), Kim Jung-Woo e Ji Sung-Park; Yeom Ki-Hun e Park Chu-Young (Lee Dong-Gook)
Técnico: Huh Jung-Moo

Cartões amarelos
Argentina: Heinze, Jonás Gutiérrez, Mascherano
Lee Chung-Yong, Yeom Ki-Hun

Árbitro
Frank De Bleeckere (Bélgica)

Local
Soccer City Stadium, em Johannesburgo






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/127173/visualizar/