O lavrador José Agostinho Bispo Pereira, 54, suspeito de manter a filha em cárcere privado e abusar sexualmente por cerca de 16 anos, permanece preso em cela separada dos outros preso na cidade de Pinheiros (MA). Os sete filhos-netos que ele teria tido com a filha passaram por exame de DNA.

O lavrador foi preso na última terça-feira (8). Segundo a polícia, ele confessou o crime e responderá por cárcere privado e estupro de vulnerável, além de abandono material, abandono intelectual, maus-tratos, pelas condições em que se encontravam a jovem e as crianças. Uma outra filha do lavrador também já prestou depoimento e afirmou ter sido abusa pelo pai e ter tido um filho dele.

 

Efe
Imagem cedida pela polícia mostra casa onde morava lavrador, no interior do Maranhão
Imagem cedida pela polícia mostra casa onde morava lavrador, no interior do Maranhão




Para confirmar a paternidade, as crianças, que têm 1, 3, 6, 8, 10, 13, além de um bebê que tem entre um e dois meses passaram por coleta de material para exame de DNA ontem. O resultado do exame de DNA deve ficar pronto em um mês.

A mãe das crianças, Sandra Maria Monteiro, 29, descreveu ontem como era o relacionamento com o pai. Analfabeta e abandonada pela mãe, ela contou à Folha que viveu desde os 12 anos sem saber que a violência sexual, o cárcere privado e os maus-tratos cometidos pelo pai eram crimes.

"Ele me batia muito, me empurrava. Ele me procurava de três em três dias, de oito em oito dias, mas eu não pensava que isso fosse crime."

Sandra e os filhos foram retirados de um casebre do povoado em uma ação do Ministério Público e Conselho Tutelar. Seu pai está preso. Ela e seis filhos --o bebê de dois meses está com um parente-- estão na sede do conselho, agora alimentados, de banho tomado, cabelos cortados e roupas limpas.

A equipe de resgate encontrou os meninos e meninas com fome e praticamente sem roupas. "O lugar parecia um chiqueiro. O chão era de areia, uma imundície", diz José de Ribamar Brito, do Conselho Tutelar de Pinheiro, sobre o casebre onde o lavrador manteve a filha em cárcere.