Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Junho de 2010 às 08:34
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde do município de Arenápolis está em um novo prédio, localizado próximo ao Fórum da Comarca de Arenápolis, que foi inaugurado na manhã deste sábado (05.06) na presença de servidores, vereadores, populares, secretários municipais, o prefeito Farid Tenório e o Deputado Estadual José Domingos Fraga Filho.

O edifício recebeu o nome do quarto prefeito da história político-administrativa da cidade, Edmundo da Costa Marques, que governou a cidade de 1963 a 1967, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento da cidade na década de 60. Edmundo chegou à região em 1945, quando atuou na área comercial, comercializando mercadorias em lombo de boi, até que em 1962 foi eleito prefeito da cidade. Em seu mandato executou obras consideradas importantes, como a construção da ponte sobre o Rio São Francisco no povoado de Maria Joana, hoje Nova Marilândia, construiu e melhorou estradas vicinais e prolongou a rede elétrica até o Bairro Campina, além de criar cinco escolas rurais e construir passeios e canteiros na Praça 7 de Setembro, entre outras. Edmundo Costa Marques, era um homem público de uma geração em extinção, onde o trato com a coisa pública era feito com muita seriedade e responsabilidade, qualidades reconhecidas nos dias de hoje por amigos e pessoas que conviveram com o político.

O deputado estadual, José Domingos, disse que teve  oportunidade de conhecer o ex-prefeito, e enalteceu seu comprometimento com o crescimento da cidade. Zé Domingos parabenizou a administração pela homenagem e elogiou os investimentos feitos pelo executivo na busca por uma saúde de qualidade e que atenda os anseios da sociedade.

“A obra ´sem dúvida uma demonstração de que a administração está antenada com a vontade popular, de forma que está de parabéns pelo empreendimento” elogiou.

Filho do ex-prefeito, Edmar da Costa Marques, compareceu a solenidade para agradecer a homenagem feita ao seu pai e relembrou a trajetória política e pessoal de um homem que ele classificou como guerreiro e comprometido com as causas sociais, e principalmente da defesa de uma Arenápolis capaz de proporcionar ao seu povo melhor qualidade de vida.

O prefeito Farid Tenório, fez questão de dizer que a obra inaugurada teve inicio em 2004, na gestão do ex-prefeito Oliveira Sampaio, através de um convênio com o Governo Federal, porém, no ano de 2005 as obras foram consideradas irregulares pelo órgão responsável, que determinou a devolução dos recursos pela falta de aplicabilidade correta. Essa devolução foi concretizada em seu governo, que em 15 meses devolveu recursos da ordem de R$ 80 mil reais, e que o montante retornado ao órgão competente por conta das irregularidades já chega a R$ 120 mil reais. Farid Tenório disse que teve que terminar a obra com recursos próprios, nestes meses a frente do executivo municipal. “Os recursos para conclusão da obra saíram dos cofres públicos municipais, por que aplicamos o dinheiro público com seriedade, responsabilidade e comprometimento com o que acordamos com a população” destacou.

O chefe do executivo municipal, disse que a homenagem feita ao ex-prefeito, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante sua gestão e uma homenagem a família que até hoje colabora com o crescimento de Arenápolis. Ele agradeceu ao apoio da Câmara Municipal, que não tem medido esforços para garantir a governabilidade administrativa e política de sua gestão.

No local funcionará o setor administrativo da pasta, a representação do escritório regional de saúde, central de regulação, farmácia básica, e as todas as outras áreas que compõe o setor.

Participaram do evento os vereadores Leonildo Ferreira (presidente), Ednilson Martins Barbosa (nino), Noêmia Maria, Galdino de Paula, Toninho Serralheiro e Cícero Neto. Secretários Municipais José Carlos Mauro (Finanças), Marinalva Beato (Saúde), médicos e servidores da pasta. O ex-prefeito José Carlos Beato (presidente do DEM), Narred Valadares, Gonçalo Lino de Souza (representante do PT), Elias Bernardo de Souza (Presidente do PSDB), entre outros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/128928/visualizar/