O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou neste domingo a intervenção em 80 empresas pertencentes a banqueiros processados por "irregularidades", e ainda decretou a desapropriação de três companhias e de outros nove comércios que supostamente incorreram em "violação de preços". As medidas foram anunciadas durante seu programa dominical de rádio e televisão "Alô Presidente".

"Alguns (dos banqueiros envolvidos) estão presos na Venezuela, outros estão nos Estados Unidos foragidos da justiça local, que solicitou a prisão de cerca de 30 executivos e acionistas bancários", acrescentou o presidente, sem dizer quais são as companhias que sofrerão intervenção.

No final de 2009, uma dezena de pequenas instituições financeiras, que representavam menos de 7% do sistema bancário nacional, sofreram intervenção do governo devido a "irregularidades" detectadas em sua administração.

O governo anexou aos bancos públicos um grupo de bancos que sofreram intervenção, e anunciou então que tomaria o controle das centenas de empresas associadas a essas instituições em vários setores, entre elas seguros e alimentos.