A reunião entre os diretórios estaduais do PT e do PMDB de Minas Gerais, na tarde deste domingo em Belo Horizonte, terminou sem acordo sobre a chapa da base aliada.

O PT mineiro insiste em indicar o ex-prefeito Fernando Pimentel como candidato ao governo estadual. Já o PMDB quer o senador Hélio Costa como candidato único da base governista.

Costa tem o apoio da direção nacional do PT, que deseja palanque único em Minas para Dilma Rousseff na disputa presidencial. A candidatura do senador faz parte do acordo entre PMDB e PT para as eleições deste ano.

"Nós vamos continuar conversando. Não vai ser uma decisão nacional, vai ser por Minas", afirmou o deputado Reginaldo Lopes, presidente do PT-SP. Segundo ele, pesquisas contratadas pelos partidos mostram que o ex-prefeito de BH tem mais chance de bater o governador Antonio Anastasia (PSDB).

Depois de uma reunião com o PR e o PCdoB, na manhã deste domingo, Lopes apresentou ao PMDB a proposta de ter Pimentel na disputa pelo governo, Clésio Andrade (PR) como candidato a vice-governador e Hélio Costa como único candidato da base ao Senado. Andrade foi vice de Aécio Neves na sua primeira gestão (2003-2006).

Nesta segunda-feira, a direção nacional dos dois partidos devem ser reunir em Brasília. Hoje era o prazo final dado pela direção do PT para uma definição em Minas.

A militância petista em Minas lançou inclusive no Twitter o movimento "Empurrado eu não vou", que defende o nome de Pimentel como cabeça de chapa.

Pimentel, que também faz parte da coordenação a pré-campanha petista, sofreu um desgaste na última semana por conta do escândalo do suposto dossiê.