Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 05 de Junho de 2010 às 10:34
Por: Danielle Cunha

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT

Uma das cidades que mais crescem em Mato Grosso, colonizada por agricultores do norte do Estado do Paraná, onde seu processo de ocupação teve início em 1972. Esta é Sinop (500 Km ao Norte de Cuaibá), cidade que recebeu pessoas de todo o país ocupando a então mística região do Nortão.

Depois da abertura das primeiras ruas na cidade, as famílias de pioneiros se instalavam no município, e com isso o aumento do fluxo de migração na fronteira agrícola do Estado mato-grossense. Dois anos mais tarde, na data de sua fundação, Sinop já era um canteiro de obras, onde segundo relatos dos moradores mais antigos, a alegria pela perspectiva de desenvolvimento fizeram com que a população aumentasse consideravelmente em muito pouco tempo. “Eu me lembro bem quando cheguei aqui com meu marido, em 1973. Não tínhamos nada. Ele foi trabalhar numa lavoura e aos poucos fomos nos firmando aqui”, disse dona Maria Cleocí de Andrade, que aos completos 71 anos se recorda dos momentos passados como se fossem hoje. Mesmo com a esperança de desenvolvimento, naquela época os pioneiros não poderiam imaginar que o crescimento fosse tão considerável ao longo de 30 anos.

Sinop é hoje um polo de referência da região Norte de Mato Grosso e suas principais atividades econômicas são a prestação de serviços, a agropecuária, cultivo de grãos e indústria madeireira, além da soja que contribui para o fortalecimeno da economia local.

Nos últimos sete anos os avanços relacionados a infraestrutura, saúde, educação, assistência social, entre tantos outros setores deram um salto graças a administração regionalizada e municipalista que o ex-governador Blairo Maggi implantou e hoje, com o mesmo referencial, o governador Silval Barbosa conduz o Estado.

Como prova disso uma das ações será o ‘Governo Itinerante’, onde todo o secretariado estará presente, juntamente com o chefe do Executivo estadual, a fim de ouvir as demandas de cada setor nos municípios.

As prioridades do Governo do Estado tem sido sempre o bemestar da população no que diz respeito a ruas com melhor trafegabilidade, escolas em condições para que os alunos possam desenvolver seus estudos, oportunidade de trabalho e renda através de programas que garantirão futuro melhor àqueles que pretendem melhorar de vida, dentre tantas outras ações que, ao longo desses sete anos fizeram com que o nível de desenvolvimento de Sinop fosse mais avançado do que se esperava. “Eu achava que com a saída do Maggi do Governo as coisas iam caminhar de marcha ré. Mas o que a gente vê aqui é que o Silval tem a mesma preocupação e esta continuando o trabalho que já melhorou muito a nossa cidade”, relatou Ana Cristini Ferreira do Nascimento, 34 anos, gerente de loja.

EXPONOP

Uma das grandes festividades do município é a Exposição de Sinop, a Exponop, realizada anualmente. Este ano será a 26ª edição da feira, que contará com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que em comitiva, visitará as dependências da Exposição neste sábado (05.06).

A Exponop 2010 vai até domingo (13.06). Na programação, shows nacionais, prêmios, rodeio, leilões, julgamento de bovinos e provas de laço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129128/visualizar/