Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Junho de 2010 às 16:24

    Imprimir


Duas escolas da rede municipal de ensino do município de Nortelândia deram inicio a uma campanha de educação ambiental, denominado “Pequenos gestos, grandes resultados” que objetiva sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta lixo, desenvolvendo junto aos alunos noções e hábitos saudáveis e de cidadania, bem como de compreender a necessidade de adotar alguns hábitos fundamentais para melhorar a convivência social e respeito ao meio ambiente.

O lixo é um problema grave em todo o mundo e não é diferente em Nortelândia, em que causa graves prejuízos ao meio ambiente, e consequentemente à saúde das pessoas. O desenvolvimento e o consumo tem gradativamente aumentado à quantidade de lixo despejada na natureza, e o que pior nas ruas e terrenos baldios, deixando a cidade com um visual ruim e causando transtornos a transeuntes e moradores das áreas atingidas pelos próprios habitantes.

Com a campanha, desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação junto às crianças e adolescentes num primeiro plano e em seguida junto à comunidade, pretende-se conscientizar as famílias sobre a forma correta de acondicionamento dos resíduos, bem como da maneira mais indicada de desfazer do lixo, evitando com isso o acumulo de lixo nas ruas da cidade.

 De acordo com a titular da área educacional, o projeto de educação ambiental deve integrar a grade curricular dos alunos, formando com isso um conceito de cidadania amplo. “A escola é o espaço ideal para iniciarmos essa conscientização cidadã de responsabilidade pelo ambiente em que vivemos, e nada melhor que desenvolver esse aspecto na sala de aula” ressaltou. Para ela, os alunos se tornam potenciais disseminadores da prática e contribuem sobremaneira para o processo de mudança dos hábitos familiares e para melhoria da qualidade de vida do planeta.

A ferramenta implica em criar comportamentos corretos em relação ao meio ambiente, em que cada pessoa adote uma postura pessoal e social de zelo pelo planeta e assuma responsabilidade pela preservação da natureza. “Queremos na verdade construir uma sociedade comprometida e consciente, e que tenha consciência de que o ambiente será cada vez mais saudável se cada um fizer a sua parte” frisou ela.

O projeto nasceu do entendimento de que a escola como indutor e formador do caráter do ser humano, tem função preponderante na construção de uma sociedade cada vez mais comprometida com o bem estar de todos. Os alunos das escolas municipais Caetano Dias e Júlio Praxede Duarte estão agora percorrendo a cidade, de casa em casa, entregando panfletos informativos da campanha e chamando a atenção dos moradores quanto à importância de saber manusear o lixo caseiro, não jogando nos terrenos baldios e nem nas frentes das casas, sujando ruas e avenidas, como uma das estratégias, que inclui ainda palestras e distribuição de material educativo, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação elaborou em parceria com o setor de limpeza e obras públicas, um calendário para a coleta de lixo nas ruas da cidade, veja:

SEGUNDA – FEIRA: CENTRO

TERÇA- FEIRA: BAIRRO DA PONTE

QUARTA-FEIRA: BAIRRO BANDEIRANTES

QUINTA-FEIRA: BAIRRO NOVO HORIZONTE, TAPIRAPUÃ E SANTO ANTONIO

SEXTA-FEIRA: JOAQUIM DA SILVA E CENTRO

OBS.: A COLETA DE LIXO HOSPITALAR É FEITA NA SEXTA-FEIRA





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129525/visualizar/