Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 02 de Junho de 2010 às 10:53

    Imprimir


A partir deste mês, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) realiza capacitações para treinamento de profissionais de saúde na aplicação do Teste Rápido de Diagnóstico da HIV/AIDS no Sistema Prisional. As capacitações contemplarão profissionais de saúde dos municípios de Tangará da Serra, Juara e Juína.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/AIDS, Marlene Lopes Plaster, explicou que “o Teste Rápido de Diagnóstico da AIDS é uma nova ferramenta de trabalho do Ministério da Saúde que usa o sangue colhido por meio de uma punção no dedo para, num período de 15 a 20 minutos, detectar se a pessoa é portadora do vírus HIV. Sua utilização está indicada pela Portaria de nº 151, de 14 de outubro de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamenta o uso desse tipo de teste para diagnóstico da infecção pelo HIV em situações especiais”.

Marlene Lopes Plaster informou que a realização desse tipo de teste segue alguns critérios de utilização. “Os testes rápidos para diagnóstico do HIV serão realizados exclusivamente por profissionais de saúde capacitados, segundo programa de treinamento definido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e seguido pela Secretaria de Estado de Saúde”.

Os testes são indicados para os locais de difícil acesso e para um tipo de população determinado em situações específicas. Dentre elas, na indicação de profilaxia para a prevenção de transmissão vertical, a todos os pacientes com Tuberculose, a população indígena e as vítimas de violência sexual com presença de DST ou manifestações associadas.

A Coordenadora destacou ainda que a implantação desse novo exame não substitui o exame Elisa, teste mais utilizado nas investigações diagnósticas, para detecção de anticorpos anti-HIV no organismo. O tempo de duração para resultado do exame Elisa é de 15 a 20 dias aproximadamente.

Desde o ano de 2007 a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso vem realizando capacitações para treinamento de profissionais de saúde na aplicação do Teste Rápido de Diagnóstico do HIV/AIDS, intensificando atualmente as atividades (em 2009 e 2010) para contemplar todos os serviços como: Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s), Serviços de Assistência Especializada (SAE’s) e maternidades que atendem gestantes do SUS.

Uma das orientações dadas pelas técnicas do Programa Estadual de DST/AIDS é que todas as pessoas procurem um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e façam os testes de HIV, VDRL e Hepatites, lembrando que quanto mais cedo a pessoa conhecer a sua condição sorológica mais fácil será o controle da doença, proporcionando assim ao indivíduo maior qualidade de vida.

DADOS – ADULTOS: Dados específicos para o ano de 2007 foram de 376 casos notificados. No ano de 2008 foram notificados 499 casos e no ano de 2009 foi de 404 casos de AIDS, o que totaliza 1.279 casos em adultos. Deste número 733 são do sexo masculino e 546 são do sexo feminino.

GESTANTES: O total de casos de AIDS notificados em gestantes no ano de 2007 foi de 129, em 2008 foram 157 e no ano de 2009 até o momento 145 casos, totalizando 431 casos nos últimos três anos.

CRIANÇAS: O total de casos de AIDS notificados em crianças no ano de 2007 foi de 07 casos. Em 2008 foram 09 casos notificados. Já no ano de 2009, o total foi de 05 casos, totalizando 21 casos.

ÓBITOS: O total de óbitos notificados por AIDS nos últimos três anos foi de 247 casos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129580/visualizar/