Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 31 de Maio de 2010 às 10:27
Por: Marco Domingues

    Imprimir


No dia 15 de junho inicia o “vazio sanitário” em Mato Grosso, período proibitivo ao plantio da soja. A determinação, que parte do Instituto de Defesa Agropecuária (Indeia/MT), persiste até o dia 15 de setembro.

De acordo com a lei, durante estes três meses nenhum produtor poderá cultivar a oleaginosa, com exceção das plantas destinadas a pesquisa científica e experimentos.

Em Sorriso, considerado um dos municípios brasileiros com maior produção da oleaginosa, vêm seguindo as exigências ao longo dos anos, e o resultado está sendo uma redução expressiva na disseminação das pragas, principalmente da Ferrugem Asiática.

Para o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Elso Pozzobon, o “vazio sanitário” é uma forma eficiente de reduzir a incidência e dificultar o avanço da ferrugem.

“Os produtores e pesquisadores notaram que, a cada safra, a ferrugem estava avançando de uma forma rápida e intensa, causando sérios prejuízos para o agricultor. Agora, com o vazio, percebemos que os sojicultores estão conseguindo conter a propagação da ferrugem”, destaca ele.

Soja guaxa

As formas mais comuns de eliminação da soja guaxa são a dragagem mecânica, a dessecação química, por meio de herbicidas, e o manejo do solo, por meio de cobertura com outras culturas como milheto, girassol, milho e crotalária (espécie de leguminosa).Os sojicultores que não cumprirem a Instrução Normativa estarão sujeitos a notificações e multas. As informações são da assessoria de imprensa.

O Vazio Sanitário é uma determinação estadual instituída pela Instrução Normativa 001/2008 do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/129901/visualizar/