Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 29 de Maio de 2010 às 08:45
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Hoje, entre 8h e 12 horas, acontece a 7ª campanha de prevenção ao glaucoma. A doença, diagnosticada em mais de 30 cuiabanos em cada uma das edições anteriores, é segunda causa de cegueira no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste dia, 20 oftalmologistas, técnicos e outros voluntários vão atender gratuitamente no ambulatório II do setor de Oftalmologia do Hospital Universitário Julio Müller.

Além da conscientização sobre os riscos da doença por meio da distribuição de material informativo, a campanha oferece o exame de pressão ocular, um procedimento que leva ao diagnóstico ou aponta os riscos de ocorrência do glaucoma.

O presidente da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, Fabiano Saulo Rocha Júnior, disse que o atendimento será, prioritariamente, para pessoas com idade igual ou superior aos 40 anos. Ele explicou que essa faixa etária apresenta o maior risco de desenvolver o glaucoma.

Rocha Júnior destacou que a campanha não é uma oferta de serviço em oftalmologia, como exame para outras doenças da visão, como forma de auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS). Por ser um trabalho específico, promovido em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, 26 de maio, as atenções estão voltadas à doença.

A partir da quarta década de vida e entre pessoas da cor negra, é maior a incidência de elevação da pressão intra-ocular e de diagnóstico da doença. Entre as causas estão o registro de casos na família e da presença de outras doenças como diabetes e miopia, e do histórico de lesão nos olhos, além de uso prolongado e contínuo de esteróides e ou cortisona.

As pessoas diagnosticadas com glaucoma, independente do estágio de evolução da doença, diz Rocha Júnior, serão encaminhadas para tratamento na rede pública ou privada de saúde, de acordo com a condição do paciente.

Além do atendimento, a Associação de Oftalmologia está aproveitando o momento para alertar a população sobre a doença. “O glaucoma é silencioso, no início pode nem apresentar perda de visão, dor ou vermelhidão nos olhos”, diz o especialista.

Essa doença não tem cura, mas o diagnóstico precoce pode evitar a perda da visão. Nesses casos, o tratamento contínuo pode a mantém sobre controle.

A campanha é uma parceria da Associação Mato-grossense de Oftalmologia, Liga dos Oftalmologistas e empresas privadas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130140/visualizar/