Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Maio de 2010 às 19:56
Por: Roberto Nunes

    Imprimir


O tabagismo feminino é tema de preocupação para a saúde pública. Pensando nisso, a campanha ‘Dia Mundial sem Tabaco’ comemorado no dia 31 de maio, tem como tema este ano “Mulher você Merece Algo Melhor que o Cigarro”. Nesta sexta-feira (28), alunos e representantes da Secretaria Municipal de Saúde saíram em caminhada com faixas e cartazes pelas ruas de Vila Operária. A proposta teve objetivo alertar a sociedade em relação ao males causados pelo tabagismo.

Segundo a gerente do Programa de Controle de Tabagismo e Fatores de Risco, Josianny Silva de Souza, estudos apontam o crescimento do tabagismo feminino. “Hoje as principais causas da morte da população feminina é por problemas cardiovasculares, em segundo problemas nas mamas, pulmão e colo de útero, e terceiro as doenças respiratórias. Todas estas causas podem estar relacionadas ao tabagismo”, alerta.

A campanha deste ano ainda ressalta que o tabaco é segunda droga mais consumida entre os jovens.  “Cerca de 90% dos fumantes adultos tornam-se dependentes até aos 19 anos. O cachimbo de água (Naguilé) apesar de ter essências agradáveis é mais danoso à saúde que o cigarro. Em uma sessão o consumo de tabaco pode equivaler a cem cigarros”, disse Josianny Silva.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, outro problema esta na junção da fumaça do tabaco com o carvão utilizado para queimá-lo. “Esta combinação expõe o fumante de narguilé em contato com mais nicotina, cromo e chumbo, que são metais pesados. Estas substâncias podem causar câncer de pulmão e doenças cardíacas”, explicou Josianny.

O cigarro mata cinco milhões de pessoas por ano no mundo e 200 mil no Brasil. A droga esta associada a 50 tipos de doenças e relacionado a 45% das mortes por infarto, 85% das mortes por enfisema pulmonar e bronquite, 25% das mortes por derrame cerebral, 30% das mortes por câncer e é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão.

Participaram da caminhada alunos da Escola Estadual Sebastiana, Escola Estadual Maria de Lima Cadidé e representantes do Caps Paulo de Tarso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130197/visualizar/