Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 12:15

    Imprimir


A comercialização do álcool em postos de combustíveis só será permitida se o produto estiver visível ao motorista, limpo e incolor, segundo despacho divulgado nesta quinta-feira (27) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) no Diário Oficial da União. Os postos terão até 120 dias para atender a medida.

 

A determinação obriga os proprietários dos postos a fixarem nas bombas um logotipo da ANP, em letras vermelhas e grandes, o aviso: "Consumidor, este etanol combustível somente poderá ser comercializado se estiver límpido e incolor. Denúncias: 0800 970 0267".

Atualmente, só compensa abastecer com álcool em nove Estados brasileiros: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Em outros 15 Estados, a gasolina é mais vantajosa, segundo cálculo do R7 com base em dados da ANP.

Como São Paulo produz sete em cada dez litros de etanol do país, o transporte encarece o produto nos Estados do Norte, do Nordeste e até do Sul do país, segundo a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes). 

O Estado de SP possui o álcool mais barato do Brasil, onde o litro é comercializado a R$ 1,31. No Rio de Janeiro, os postos vendem o produto a R$ 1,75 em média.

Neste ano, o álcool está, em média, de 8% a 10% mais caro para o consumidor na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a federação. Os veículos flex (movidos a álcool e gasolina) já respondem por 88,9% das vendas de unidades.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130447/visualizar/