Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 27 de Maio de 2010 às 07:45
Por: Alexandre Aprá

    Imprimir


Jana Pessoa/DC
Deputado Pedro Henry quer encaminhar denúncia contra magistrado
Deputado Pedro Henry quer encaminhar denúncia contra magistrado

Até agora nenhuma liderança partidária se comprometeu a assinar o documento formulado pelo vice-presidente do Diretório Estadual do PP, deputado federal Pedro Henry, onde pede providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em relação às decisões do juiz Julier Sebastião da Silva.

O parlamentar acusa o magistrado de se utilizar de decisões judiciais para manipular o processo político eleitoral deste ano. Henry afirmou, anteontem, que a Justiça Federal e o Ministério Público Federal (MPF) estão sendo utilizados para beneficiar a candidatura do ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT), ao Senado.

Pedro havia afirmado que procuraria o apoio de lideranças de outros partidos para referendarem a denúncia. Entre os líderes, ele citou o senador Jayme Campos (DEM), o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o ex-governador Blairo Maggi (PR), o governador Silval Barbosa (PMDB) e o deputado federal Carlos Abicalil (PT).

O presidente do PT, deputado Carlos Abicalil, afirmou que foi procurado por Pedro Henry para discutir o tema ‘judicialização do processo eleitoral’. O parlamentar destacou que acha importante a discussão do assunto. Entretanto, disse que irá analisar a ação que está sendo formulado pelo progressista.

“A judicialização do processo jurídico gera preocupação, não especificamente em um determinado caso. Mas o assunto, de forma geral, deve ser tratado, sim”, explicou o deputado.

O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, disse que Pedro Henry participou do encontro semanal das siglas tucana e democrata para tratar do assunto. Mas, segundo Wilson, sua orientação foi para que o parlamentar procurasse a deputada federal Thelma de Oliveira, que é presidente da legenda no Estado.

Por meio de sua assessoria, o ex-governador Blairo Maggi também sinalizou que não irá assinar o documento. De acordo com a assessoria, esse não é um assunto trabalhado pelo pré-candidato ao Senado.

O senador Jayme Campos também foi procurado pela reportagem. No entanto, por meio de um assessor, o parlamentar informou que o assunto também deve ser tratado com o presidente regional da sigla, o ex-deputado Oscar Ribeiro. O governador Silval Barbosa foi procurado pelo Diário, mas nenhum contato telefônico foi obtido.

O deputado federal Pedro Henry esclareceu que sua assessoria jurídica deverá finalizar a peça inicial da ação até hoje. E que, depois disso, deve começar a encaminhá-la aos líderes partidários para que tomem ciência do conteúdo do documento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130494/visualizar/