Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Maio de 2010 às 09:50
Por: Thalita Araújo

    Imprimir


O comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Farias, empossado no último mês de março, comentou nesta terça-feira (25), em entrevista ao programa Cidade Independente (Cidade 94,3 FM), a triste realidade do envolvimento de policiais com o tráfico de entorpecentes, principalmente na região de fronteira. “Muitos policiais já foram cooptados pelo tráfico. Mas estamos fazendo um trabalho forte e intensivo de fortalecimento do Gefron (Grupo Especial de Fronteira)”, disse Farias.

O coronel afirmou que só este ano, na fronteira, já foi apreendida uma maior quantidade de drogas que em todo o ano passado, o que seria reflexo da atenção especial que tem sido dada a esta área em Mato Grosso.

Ele comentou que a grande exposição de policiais a volumes imensos de entorpecentes, ao “dinheiro fácil” e ao universo do tráfico, com o ilusório “poder” que o acompanha, são algumas das “tentações” que tem arrastado membros para a corrupção.

“Em breve Mato Grosso voltará a ter um policiamento bastante eficiente ao longo de toda a fronteira”, animou-se Farias. O Gefron é uma força integrada pelos órgãos de segurança do Estado cuja missão é apoiar os órgãos federais responsáveis pela segurança na fronteira do Brasil com a Bolívia.

O grupo trabalha em uma faixa de 983 quilômetros de fronteira, sendo 233 de região alagada. São ao todo cinco pontos de fiscalização (Porto Esperidião, Vila Cardoso, Matão, Avião Caído e Barreira do Limão).

Tráfico “formiguinha”

Outro ponto importante relacionado à segurança pública no Estado citado pelo coronel Farias durante a entrevista é o tráfico “formiguinha”, a atuação de pequenos traficantes de drogas.

“São esses traficantes pequenos que colocam a droga na mesa da cozinha da dona-de-casa, nas escolas, nas praças, nas boates e clubes”, ressaltou o comandante, lembrando que há algum tempo as maiores ações de combate ao tráfico de entorpecentes eram canalizadas aos grandes traficantes, vistos com mais importância.

“Hoje nós vemos e agimos com mais força contra os pequenos, que causam tantos problemas à sociedade”, afirmou, acrescentando que só este ano, desde a implantação do Programa de Ações da Segurança (PAS), já foram estouradas cerca de 100 bocas-de-fumo no Estado, esperando-se desmantelar entre 400 e 500 até o fim do ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/130649/visualizar/