O impacto do derramamento maciço de óleo no golfo do México se fez sentir neste domingo nas ilhas empapadas de petróleo da Louisiana, onde pelicanos fazem seus ninhos. Várias das aves caíram na água e começaram a se limpar, aparentemente tentando tirar o óleo dos pés e das asas.

Ovos de pelicano estavam cobertos de uma gosma cor de ferrugem, com grossas bolas de petróleo flutuando na água. Os ninhos nos manguezais, perigosamente próximos do poluente que havia invadido a área.

Enquanto o óleo avançava para dentro das delicadas áreas alagadas da baía de Barataria, na Louisiana, funcionários da empresa BP disseram no domingo que uma das frentes de suas tentativas de deter o vazamento não estava funcionando tão bem quanto antes.

O porta-voz da BP John Curry disse à Associated Press que um tubo de 1,6 km que havia sido inserido no poço onde o óleo está vazando conseguiu sugar 216 mil litros de óleo nas últimas 24 horas, uma queda brutal em relação aos 350 mil litros diários que estavam sendo sugados na sexta-feira.

Porém, a empresa disse que a quantidade de óleo capturada deve variar bruscamente de um dia ao outro.

Os engenheiros da BP estão trabalhando furiosamente para conter a mancha, na medida em que mais vida selvagem e mais vida selvagem e mais pântanos e mangues são atingidos, apesar das boias de contenção espalhadas no litoral para protegê-los.

Enquanto isso, três membros do gabinete do presidente Barack Obama estão voltando ao golfo para monitorar a resposta ao vazamento.

A chefe da Agência de Proteção Ambiental, Lisa Jackson, foi à Louisiana no domingo, onde planejava se reunir com moradores frustrados. O secretário do Interior, Ken Salazar, e a secretária de Segurança Doméstica, Janet Napolitano, levariam uma delegação do Senado à região na segunda-feira, para sobrevoar as áreas afetadas.

"Se alguém está frustrado com a resposta [ao vazamento]. eu direi que os sintomas são normais, porque eu também estou frustrado", disse o comandante da Guarda Costeira, Thad Allen. "Ninguém gosta da sensação de não poder fazer nada a respeito de um problemão.

Obama nomeou uma comissão independente para investigar o acidente. O derramamento começou depois que a plataforma Deepwater Horizon explodiu na costa da Louisiana, no dia 20 de abril, matando 11 pessoas. Pelo menos 22,7 milhões de litros de óleo (alguns cientistas acham que o volume é bem maior) já vazaram nas águas do golfo desde então, mais de metade do que vazou no pior desastre do tipo na história dos EUA, o acidente com o petroleiro Exxon Valdez, em 1989.