Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Domingo - 23 de Maio de 2010 às 05:40
Por: Teo Menezes

    Imprimir


Partidos têm que obter mais 192 mil votos
Partidos têm que obter mais 192 mil votos

Para eleger um deputado federal, os partidos e coligações terão que obter pelo menos 192.808 votos. Isso representa um acréscimo de 7,4% no quociente eleitoral se comparado a 2006. Nenhum dos parlamentares eleitos conseguiu, nesse caso, garantir sozinho a própria eleição e dependeu do voto da legenda.

O deputado federal mais votado em Mato Grosso, Carlos Abicalil (PT), conseguiu em 2006 obter 128.851 votos. Apesar de ter sido o mais lembrado pelos eleitores na urna, foi assim com os outros eleitos por causa dos votos obtidos pela coligação ao qual estava subordinado. A mesma situação vale aos demais eleitos.

Pelas articulações que estão sendo feitas pelos 10 maiores partidos de Mato Grosso, Valdecir Pinho Calazans estima que grandes legendas como PT, PR e PMDB devem eleger pelo menos 11 dos 24 deputados estaduais se estiverem na mesma coligação.

Otimista - O PP dos deputados José Riva e Pedro Henry é considerado um dos favoritos na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Os dois dirigentes estimam que a legenda pode eleger até nove representantes nos dois parlamentos e se consagrar como a maior bancada em Mato Grosso. Ao citar nomes de pré-candidatos do PP, Riva afirma que a sigla espera eleger 6 dos 24 deputados estaduais, o que representa um quarto das cadeiras em disputa. No caso dos federais, a expectativa é reeleger Pedro Henry e abrir vaga para mais dois correligionários entre as 8 pleiteadas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131141/visualizar/