Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 22 de Maio de 2010 às 15:12
Por: Kelly Martins

    Imprimir


A presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legistaliva do Estado, Janete Riva, esposa do presidente da Casa, José Riva (PP), está presa no Comando Geral do Corpo de Bombeiros e sua defesa deve entrar com pedido de habeas corpus em Brasília (DF), neste final de semana.

Janete foi presa preventivamente pela Polícia Federal, durante a Operação Jurupari, deflagrada nessa sexta-feira (21), em Mato Grosso, e é acusada de irregularidades no plano de manejo realizado em sua fazenda, na cidade de Juara.

Conforme consta da decisão do juiz Julier Sebastião da Silva, da Primeira Vara Federal do Estado, Janete Riva é proprietária da Fazenda Paineiras, localizada nas proximidades das reservas indígenas Kayabi e Erikpats, no município de Juara, distante 690 quilômetros de Cuiabá.

No entanto, segundo relatado na representação, seu nome teria sido citado por um informante da delegacia do município de Sinop como uma das propriedades da região utilizadas para “esquentar” madeira proveniente de extração irregular.

De acordo com procedimento analisado por peritos criminais, verificou-se irregularidade envolvendo a emissão do licenciamento ambiental e falsificação de documento.

O deputado José Riva afirma acreditar que a Operação Jurupari tem viés político e que sua esposa não cometeu nenhum crime ambiental. O parlamentar alegou que por ela ser a pessoa mais próxima e como não podem prendê-lo, foi usada como forma de atingi-lo.

Os agentes da PF chegaram em sua residência às 6h da manhã, realizaram busca e apreensão e levaram R$ 25 mil pertencentes ao genro do casal, Carlos Antônio. Riva explicou que o dinheiro é referente a um empréstimo realizado no Banco Bradesco. Também foram apreendidos dois contratos realizados pelo parlamentar para colonização de uma área em Santa Cruz do Xingu.

Defesa

O advogado Valber Mello disse ao Olhar Direto que considera ilegal e nula a prisão por falta de individualização das condutas, o que se constitui uma “prisão em atacado”. Ele informou também que deverá ingressar com pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1º Região, neste sábado ou até mesmo na segunda-feira (24).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131209/visualizar/