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Agronegócios
Sexta - 21 de Maio de 2010 às 06:39

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A campanha nacional Meu dia pede mel foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (19/05) na abertura do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura, que está sendo realizado em Cuiabá (MT). A ação é uma iniciativa conjunta da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Cerca de 3 mil pessoas participaram da cerimônia de abertura do congresso e do lançamento da campanha que contou com as presenças de delegações do setor apícola, de todo o Brasil, além do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, e do governador do estado do Mato Grosso, Silval Barbosa.

“Quando fui convidado para participar da abertura do evento não imaginava a grandeza de tudo isso. É muito bom receber visitantes de todo o Brasil aqui no Mato Grosso. Vamos incentivar a produção do mel no Brasil inteiro e colaborar no que for preciso”, disse o governador.

A organização do Congresso Brasileiro de Apicultura espera receber cerca de 13 mil visitantes até sábado (22/05), último dia do evento.

Meta - O principal objetivo da campanha lançada hoje é incentivar o consumo de mel, alimento natural e saudável para o ser humano. “O mel é um alimento universal. É fonte de energia e um adoçante natural que no seu beneficiamento não passa por processamentos químicos, como a adição ou subtração de ingredientes. O mel faz parte da história da humanidade, foi um dos primeiros alimentos do homem primitivo e é citado desde o aparecimento da escrita, há mais de três mil anos antes de Cristo”, explica Reginaldo Barroso Resende, analista técnico do Sebrae.

Consumo no Brasil - Segundo dados da CBA, cada brasileiro consome, em média, 128 gramas de mel por ano, enquanto que nos países desenvolvidos a média chega a superar um quilo de mel consumido, por habitante, ao longo do ano.

De acordo com Resende, o mel precisa ser mais conhecido e divulgado no Brasil. “O brasileiro precisa descobrir a riqueza de cores e de sabores do nosso mel e, cada um, a seu gosto, vai encontrar o melhor jeito de consumi-lo. Com a campanha em nível nacional queremos sensibilizar a população, de qualquer idade ou classe social, para a importância do mel e seus benefícios. Temos de ensinar as crianças a gostar desse alimento. Elas influenciam os pais e são fundamentais para a campanha”, observa.

Ação de peso – O conceito e as peças publicitárias da campanha Meu dia pede mel foram desenvolvidos pela agência 6P, de Ribeirão Preto (SP), e mostram os benefícios e qualidades nutricionais desse alimento em várias mídias de alcance nacional. Uma das estratégias é a ação de marketing social na qual algumas celebridades aparecem com a camisa da campanha no site www.meudiapedemel.com.br. O primeiro a vestir essa ideia foi o ator Marcos Palmeira.

A personalidade que gratuitamente emprestar o peso de seu nome à campanha receberá o equivalente ao seu peso, em mel, para que o volume seja doado para uma instituição beneficente por ela escolhida.

Segundo José Cunha, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a partir do diagnóstico social e setorial, a campanha nacional de incentivo ao consumo do mel atende a um apelo da sociedade, carente de informação. “Além disso, beneficia os apicultores que precisam de mais espaço para seus produtos e, mais do que isso, demonstravam a necessidade de uma ação institucional para divulgar o mel como produto ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo”, explica.

Saiba como participar da campanha acessando www.meudiapedemel.com.br






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