Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 19 de Maio de 2010 às 20:03

    Imprimir


Estatísticas mostram que internautas de países como Estados Unidos, Portuga, Rússia, Japão, Emirados Árabes, entre outros, já fizeram cerca de 300 downloads e 500 consultas, desde o começo do ano, do material disponível da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), no Serviço de Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca), que reúne e permite o acesso às informações on-line das publicações produzidas pela Empresa.

De acordo com dados atualizados da Infoteca, os Estados Unidos lidera o ranking com 315 consultas e 135 downloads. As publicações dessa Unidade da Embrapa, também chamam a atenção dos brasileiros, que seguem em segundo lugar.

Na Infoteca estão inseridas publicações online e artigos científicos e de divulgação na mídia, de autoria dos pesquisadores da Unidade. Tema como matérias-primas potencialmente viáveis para a produção de biodiesel, como macaúba e pinhão manso, biorrefinarias, produção de biocombustíveis por microrganismos, políticas e diretrizes de pesquisa e agroenergia, são destaques no material publicado.

Pelo site, o usuário encontra cartilhas, livros, revistas, páginas eletrônicas, programas de rádio e televisão de toda a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “A função do serviço é divulgar, com acesso livre, todos os produtos e serviços da Empresa”, avalia a bibliotecária da Embrapa Agroenergia, Maria Iara Machado

De acordo com ela, o serviço da Infoteca, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.infotec.cnptia.embrapa.br, é voltado para os produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes, pesquisadores, professores de escolas rurais, cooperativas e outros integrantes das cadeias produtivas agropecuárias.

Em breve, a Embrapa estará disponibilizando outro serviço aberto às informações científicas, o SABIA. Neste repositório institucional estarão inseridos os artigos publicados em revistas científicas. Esse novo serviço, completa Iara, terá como foco o público de professores, cientistas e alunos de graduação e pós-graduação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/131655/visualizar/