Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 15 de Maio de 2010 às 14:27

    Imprimir


O Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guillherme Cassel, em  visita hoje,14, a indústria de máquinas agrícolas Semeato, na cidade de Passo Fundo (RS), declarou que, “o Programa Mais Alimentos não tem mágica e a principal virtude dele é a confiança construída entre o governo federal, a indústria e os trabalhadores do campo e da cidade".

O ministro lembrou que em 18 meses o programa já financiou 3 bilhões de reais para modernizar as propriedades rurais. Com o Mais Alimentos, a indústria passou a dar mais atenção para a agricultura familiar. Na Semeato, por exemplo, a participação dos produtos voltados à agricultura familiar passou de 10% para 50% depois do lançamento do programa. O ministro também destacou que o Mais Alimentos está sendo ampliado de 100 mil para 130 mil reais para operações individuias e passará a permitir, a partir da próxima safra, operações coletivas de até 500 mil reais.

A Semeato tem 1.700 funcionários e conta com uma linha de tratores e implementos agrícolas direcionadas para a agricultura familiar.  

O ministro recebeu a medalha O Semeador do presidente da Semeato, Roberto Rossato, concedida aos incentivadores da agricultura no Brasil. O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Hercílio Mattos, também recebeu a homenagem.

Cassel lembrou que o Programa desperta interesse de outros países como os africanos.Em razão disso, o Mais Alimentos será expandido para a África.O  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criará um fundo de US$ 250 milhões para financiar a compra de tratores e equipamentos no continente africano para fortalecer e modernizar a agricultura familiar naqueles países.Vai estipular a taxa Libor mais 1% e seis anos para pagamento. A garantia será feita pelos bancos multilaterais africanos. A exigência é que os tratores deverão ter, pelo menos, 60% de seus componentes fabricados no Brasil e potência de até 75 CV.

O Programa Mais Alimentos foi lançado em junho de 2008 e  passará a ser uma política pública permanente. Esta linha de crédito já financiou a compra de 26.277 mil unidades de tratores e motocultivadores e 10 mil resfriadores de leite para os agricultores familiares de todo o país. O Mais Alimentos é um programa de sucesso porque contempla crédito, assistência técnica, seguro agrícola e comercialização. A parceria entre a agricultura familiar e a indústria tem permitido avanços na modernização das unidades produtivas familiares e a superação de gargalos de produção, armazenamento e distribuição. Aqui no Brasil, a linha de crédito tem juros de 2% ao ano, três anos de carência e um prazo de pagamento de 10 anos. 

 Durante o encontro, a Semeato apresentou a colheitadeira Multi Crop 4100, cuja fabricação é 100% nacional e desenvolvida especialmente para atender as necessidades da agricultura familiar. Estavam presentes a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Águeda Marcéi Mezomo,  o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas do Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier e o representante da Associação Brasileira de Máquinas e Tratores (Abimaq), César Casale. Aproximadamente 600 colaboradores da Semeato também estavam presentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132245/visualizar/