Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 11 de Maio de 2010 às 20:46

    Imprimir


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinou hoje (11), no Palácio do Itamaraty, memorando de cooperação com o ministro da Agricultura do Zimbábue, Joseph Made, no Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Cassel informou que o país já sinalizou que tem a intenção de adquirir 50 mil tratores brasileiros adequados ao uso pela agricultura familiar, além de equipamentos agrícolas e de irrigação.

O ministro anunciou também que  o memorando de cooperação que foi assinado hoje facilita uma cooperação mais efetiva entre os países, voltada ao desenvolvimento rural com reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar. O ministro Cassel disse também que  “Brasil e Zimbábue têm muitas similaridades no meio rural e desafios em comum. Lá e aqui é determinante para a segurança alimentar,  fortalecer a agricultura familiar e  avançar com a reforma agrária”. O Encontro  tem a participação de mais de 40 ministros de agricultura de países africanos.

O Zimbábue está passando por uma fase de fortalecimento da produção e da agricultura familiar. É um país que tem hoje cerca de 200 mil pessoas assentadas. O ministro Joseph Made explicou que o país está disposto a importar do Brasil máquinas e equipamentos agrícolas para modernizar a agricultura familiar e para aumentar a produtividade.O ministro do Zimbábue solicitou também que seja facilitado o financiamento para exportação de equipamentos agrícolas. O ministro africano aproveitou a viagem ao Brasil para visitar, no Rio Grande do Sul, uma área de agricultores familiares e várias indústrias de máquinas e implementos agrícolas. Em Pernambuco ele conheceu  sistemas de irrigação de agricultores familiares.

O consultor da assessoria internacional do MDA, Francesco Maria Pierri, disse que o Zimbábue é um país que tem um amplo projeto de reforma agrária. Lá, conta ele, as terras eram privilégio de uma minoria de grandes agricultores brancos na época da colonização. Agora, o Zimbábue está querendo contar com o apoio do Brasil para que seus assentamentos se tornem produtivos, por isso estão pedindo cooperação técnica na área de crédito, comercialização, irrigação e assistência técnica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/132827/visualizar/