Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 10:30

    Imprimir


Produtores de girassol de Mato Grosso estão preocupados com a falta de chuva nesta época do ano. O município de Campo Novo do Parecis, a 400 quilômetros de Cuiabá, é um dos grandes produtores. São 25 mil hectares de área plantada no cerrado mato-grossense. Mas toda a beleza dura pouco: São menos de 15 dias. Depois, as pétalas amarelas caem, a planta seca e está pronta para ser colhida. Daqui uns 30 dias as máquinas devem começar a trabalhar na região.

Flávio Giacomet e o irmão Marcelo Giacomet começaram a cultivar girassol há quatro anos. Hoje, são 500 hectares de área plantada. Tudo é destinado à produção de óleo. Essa é a primeira vez que sofrem com a estiagem. "Nós estamos há 33 dias sem chuva. Com certeza, vamos ter uma quebra de safra. É difícil quantificar isso ainda hoje até por falta de experiência com girassol, mas com certeza vamos ter uma quebra", disse o agricultor Flávio Giacomet.

Em outra lavoura, são quase quatro mil hectares de girassol, que correspondem à metade da área de soja da fazenda. O produtor Sérgio Stefanello acredita que não vai ter grandes problemas em relação à produtividade este ano. Mas, se chovesse mais, a safra poderia ser ainda melhor. "Como a chuva não está em excesso, favorece um pouco a cultura do girassol. Então, se estivesse chovendo um pouco mais poderíamos ter um super safra. Com está chovendo pouco, faremos um produção normal ou um pouco abaixo da expectativa de 1,8 mil a dois mil quilos por hectare", avaliou Stefanello.

A meteorologia não prevê chuva esta semana na região.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133077/visualizar/