Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 07 de Maio de 2010 às 14:30

    Imprimir


Embrapa Amazônia Ocidental
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.
Híbrido interespecífico de dendê e caiaué tem se mostrado de grande potencial de rendimento com rusticidade.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem (06.05) o Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil, em Tomé-Açu, estado do Pará. Falando para um público composto, principalmente, de agricultores familiares, o Presidente enfatizou que o Programa é muito bom e fez um comentário bem-humorado: “com as condições oferecidas, até eu vou querer plantar palma”.

O Presidente se referia às condições de apoio ao Programa, que, em algumas situações pode financiar pequenos agricultores com juros de 2% ao ano, em prazo de 14 anos, sendo seis de carência. Para os médios e grandes produtores, os financiamentos serão de 12 anos, com juros entre 5,75% e 6,75% a. a. e o mesmo prazo de carência. A expectativa governamental é de que os 1.000 agricultores familiares que plantam dendê na Amazônia passem para cerca de 13 mil até 2014.

O Programa abrange não só os Estados da Amazônia Legal, mas também os que mostram aptidão climática nas regiões Nordeste, como a Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco e ainda o Espírito Santo e Rio de Janeiro no Sudeste. O levantamento das áreas aptas para o cultivo do dendê foi feita com a participação das unidades da Embrapa Solos e Meio Ambiente, seguindo a metodologia do Zoneamento Agroecológico da Palma. Dentro desse levantamento, foram priorizados para ser apoiadas pelo novo Programa, cerca de 31 milhões de hectares que já estão desmatados ou degradados e nos quais o dendê pode ser usado como reflorestamento, garantindo a sustentabilidade dos plantios.

“As ações que visam esse foco precisam estar baseadas em argumentos técnicos-científicos”, ressalta o Presidente da Embrapa, Pedro Arraes. E, por isso, um dos eixos do Programa trata dos requerimentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o cultivo do dendê. “Serão 60 milhões de reais em cinco anos, aplicados em várias frentes de trabalho” ressalta Arraes.

As unidades da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Mato Grosso (Sinop/MT), Agroenergia, Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Transferência de Tecnologia (Brasília/DF) já estão envolvidas em pesquisas e estudos destinados ao avanço da dendeicultura no País.

Os trabalhos, para atender ao Programa, serão ampliados com foco em cinco ações temáticas, adianta Pedro Arraes. Reestruturar o programa nacional de PD&I em dendê, ampliar a disponibilidade de sementes e mudas com genética adequada, reorganizar os bancos de materiais genéticos, sementes e variedades, buscar solução para o Amarelecimento Fatal e desenvolver soluções para agregação de valor a resíduos e co-produtos da agroindústria do dendê e estabelecer acordos de cooperação com centros de referência da dendeicultura nacionais e estrangeiros.

A Embrapa também está envolvida com a capacitação de 160 técnicos da extensão rural, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os técnicos capacitados terão importante papel na orientação dos produtores, tanto nos aspectos da produção agrícola, quanto nos de acesso a financiamentos.

O Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo no Brasil não estabelece uma área determinada para expansão do cultivo de dendê. Ao invés disso, a preocupação maior, chama a atenção o Chefe Geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães, é aumentar a produtividade e competitividade com inclusão social. E, acrescenta, que promover o incremento da produção de alimentos e biocombustíveis, do emprego e da renda, estabelecer parcerias público-privadas, trabalhar na recuperação de áreas degradadas e no ordenamento territorial, também são metas que levarão a efetivação do desenvolvimento regional com sustentabilidade.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133453/visualizar/