Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 07 de Maio de 2010 às 08:38
Por: Mariana Peres

    Imprimir


Durou apenas um mês a conquista da primeira posição no ranking brasileiro da produção de grãos e fibras do Brasil por Mato Grosso. Depois de conquistar o título pelos dados do sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no início do mês passado, ontem, o resultado do oitavo levantamento reconduziu o Paraná ao topo, após ampliar em 22% a produção, atingindo estimativa de 30,63 milhões de toneladas (t).

No estudo divulgado em abril, a Conab previa uma produção 30,16 milhões de t, contra 28,30 milhões de t no ciclo anterior, que era recorde para o Estado. Agora em uma revisão para baixo, Mato Grosso deverá colher 29,12 milhões de t, que se confirmados serão 5,2% acima do realizado na safra passada.

Para o país, a Companhia confirma safra recorde de 146,87 milhões de t, superando o melhor resultado anterior, registrado na safra 2007/08, quando houve produção de 144,14 milhões de t. Os técnicos da Conab avaliam que o desempenho das lavouras é resultado do bom regime de chuvas nas áreas de maior produção, a manutenção da boa produtividade do milho no Paraná e de Goiás e a evolução na área do milho segunda safra e de plantio da soja em Mato Grosso. A região Centro-Oeste apresenta crescimento de 510,6 mil hectares no cultivo da soja, com destaque para Mato Grosso, com aumento de 357,3 mil hectares sobre a safra anterior. Segundo produtores, o avanço não é fruto de abertura de novas áreas e sim do aproveitamento em detrimento de outras culturas.

Entre as principais culturas produzidas em Mato Grosso todas apresentaram estimativas positivas para o atual ciclo, com exceção do arroz, que por mais um levantamento mantém projeção de queda de 12% sobre área plantada e de 7,6% para produção. Do algodão em pluma – Estado é o maior produtor do Brasil – a Conab prevê expansão de 8,5% em área e 5,8% em produção. Na sojicultura – onde Mato Grosso também lidera a produção nacional – a expansão é de 6,1% na área e de 4,5% na produção que deve atingir volume recorde de 18,77 milhões t. O milho segunda safra segue com estimativas positivas de incremento em 19% de área e 4,7% na produção.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133512/visualizar/