Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 13:15
Por: Kelly Matins

    Imprimir


O Ibama em Mato Grosso já apreendeu mais de 270 mil sacas de soja ilegal plantadas em áreas embargadas no município de Bom Jesus do Araguaia, localizado a mil quilômetros de Cuiabá. Dos 5,2 mil hectares de grãos plantados numa fazenda, 3,6 mil hectares estão dentro das terras indígenas Maraiwatsede, dos índios Xavantes.

Segundo o coordenador da fiscalização do Ibama/MT, Rodrigo Dutra, a Operação Soja Pirata foi iniciada no fim do mês de março, sem prazo para término. “As áreas embargadas são terras que foram desmatadas e o Ibama detectou irregularidade. Tomamos a medida com o objetivo de recuperar a área, porém, o acordo não foi cumprido”, explicou Dutra. 

Conforme o coordenador, nas áreas fora da terra indígena, o Ibama autorizou a colheita para evitar o apodrecimento dos grãos. Contudo, o órgão acompanha carga a carga até o armazém onde o grão está apreendido. Nas áreas no interior da Terra Indígena a Justiça Federal também autorizou colheita, mas com acompanhamento e apreensão do grão por parte do Ibama.

Estão tramitando os devidos processos administrativos que decidirão sobre a destinação final que será dada aos grãos apreendidos.

Áreas embargadas

De acordo com planilha atualizada com os dados das autuações, o total de áreas embargadas em Mato Grosso até abril de 2010 é de 531.075,99 hectares, sendo correspondentes a 1.881 autos de infração expedidos. O balanço das áreas embargadas no estado foi realizado até o dia 19 de abril.

Com informações da assessoria






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133626/visualizar/