Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 03 de Maio de 2010 às 15:37

    Imprimir


Debates em torno do novo Código Florestal Brasileiro, do clima e sustentabilidade e dos desafios da agropecuária, ao lado de discussões técnicas relativas a nove cadeias produtivas de carnes, marcarão o Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que começa hoje (03-05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A abertura do evento será às 19h, no auditório integrado (Piso da Terra), com autoridades e produtores, entre outros convidados e participantes.

Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o encontro, que está na sexta edição, prossegue até quarta-feira (05-05), com a previsão de reunir cerca de 3 mil participantes.Para formatar o Enipec 2010, que é co-realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e pela Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Famato ouviu representantes das cadeias produtivas da pecuária da carne sobre as principais demandas quanto à informação e à qualificação. Dessa forma, a programação discutirá temas que vão de mercado à sanidade, passando por ambiente e tecnologia de produção da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, avicultura, ovinocultura, caprinocultura, suinocultura, aquicultura, equideocultura e da apicultura.

São quatro palestras magnas e 48 setoriais, que ocorrerão de forma simultânea. Amanhã (4 de maio), pela manhã, o analista econômico do Rabobank, Guilherme Bellotti de Melo, apresenta, na primeira palestra magna, um painel sobre as perspectivas mundiais para as carnes, antecipando tendências de consumo e analisando a conjuntura de produção. Já o economista Ricardo Amorim, apresentador do programa semanal Manhattan Connection (GNT), trará uma visão macroeconômica da pecuária. O novo texto do Código Florestal será tema da segunda palestra magna do Enipec 2010, na tarde desta terça-feira, sob a coordenação do deputado federal Homero Pereira (MT) e do jornalista e deputado federal Aldo Rebelo (SP), respectivamente, vice-presidente e relator da Comissão do Código Florestal Brasileiro na Câmara dos Deputados.

O tema “Clima e Sustentabilidade: o desafio da pecuária no século XXI” será debatido na manhã do dia 5, com o doutor em Geologia Gustavo Baptista, que, em sua obra “Aquecimento Global: ciência ou religião?”, busca uma abordagem mais científica sobre a questão dos efeitos estufa e dos impactos da atividade produtiva sobre o clima global. O ex-ministro Alysson Paolinelli, um dos fundadores da Embrapa, tratará da necessidade de se adotar práticas sustentáveis na pecuária. Os debates desse tema serão mediados pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.

A palestra magna de fechamento do encontro, marcada para a tarde do dia 5, terá como tema central “Os próximos desafios da agropecuária”, com a presença da senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, e do presidente da Famato, Rui Prado. “Enquanto a CNA apresentará as demandas nacionais para o futuro presidente, vamos nos deter nas necessidades específicas de Mato Grosso e apresentar uma agenda propositiva para os candidatos que pleiteiam a presidência do país”, antecipa Rui Prado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134043/visualizar/