Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Abril de 2010 às 13:50

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Nortelândia realizou nesta quinta-feira (29.04), reunião com os pequenos proprietários do Assentamento Raimundo da Rocha (Barreirão), onde vivem 192 famílias assentadas, objetivando discutir a cadeia produtiva do peixe.

A piscicultura além de diversificar a produção rural pode se transformar uma importante fonte de renda para os proprietários, dada a sua fácil comercialização no mercado consumidor em geral. Cerca de 50 produtores ajudaram a definir as ações para fomentar a cadeia produtiva, e um técnico ficara responsável pela elaboração do licenciamento ambiental, além de visitar todas as propriedades interessadas e avaliar as condições do exercício da atividade econômica. Um dos objetivos principais é não comprometer o meio ambiente. A primeira medida é buscar o licenciamento junto aos órgãos competentes.

O prefeito municipal Neurilan Fraga, disse que a técnicos e produtores irão definir também o tamanho da lâmina d’agua (tanque) a ser construída o que consequentemente estima a quantidade de peixes. A carne poderá ser utilizada num futuro próximo na merenda escolar da rede pública de ensino, e atender a indústria que pode beneficia - lá em forma de hambúrguer, pastas, filés temperados e outras maneiras. A produção pode aquecer o mercado regional e estadual da piscicultura. “Os empresários que atuam no mercado afirmam que a produção atual existente não atende a demanda, o que torna a piscicultura altamente rentável” ressaltou.

De acordo com informações do setor, num tanque de meio equitare é possível criar 2,5 peixes, resultando em cerca de 5 mil quilos, com um preço que pode ultrapassar cerca de R$ 3 mil reais.

Ficou acordada ainda parceria entre o município e os interessados, sendo que a administração disponibilizará maquinário e operador de máquina e o interessado cederá o óleo diesel e a alimentação da equipe em serviço.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134354/visualizar/