Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Abril de 2010 às 06:52
Por: Mariana Rodrigues

    Imprimir


O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, oficializou o interesse em assumir o abastecimento de gás natural a Mato Grosso. A confirmação foi feita na manhã de ontem a uma comitiva mato-grossense liderada pelo governador Silval Barbosa, durante reunião no Rio de Janeiro. Para Silval, com a afirmação do presidente da estatal brasileira, “Mato Grosso dá mais um importante passo para solucionar a questão do abastecimento de gás”.

Apesar do interesse de transformar o Estado em cliente, a formalização de um contrato ainda depende da anuência do governo boliviano. O pedido de aval foi remetido pela Petrobras para análise do governo vizinho, no entanto permanece sem resposta.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, afirmou que o Estado vai intensificar a relação com o Ministério de Relações Exteriores para garantir a celeridade na aprovação. A efetivação está atrelada ao aval boliviano porque o contrato entre a estatal nacional e a estatal boliviana (YPFB) prevê a entrega de 31 milhões de metros cúbicos de gás em um único ponto no Brasil, em Corumbá (MS), e para atender o Estado é preciso anuência de um ponto na fronteira em Mato Grosso.

Para o diretor-presidente da holding Pantanal Energia, Fábio Garcia, interessando em restabelecer o suprimento à usina térmica de Cuiabá e o transporte do gás, a oferta da estatal de 2,2 milhões m³ “é o volume que buscamos sem sucesso com a Bolívia. Há empenho dos governos federal e estadual em solucionar definitivamente a questão. Hoje estou mais confiante que ontem”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134411/visualizar/