Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 12:10

    Imprimir


A escolha do tema “Direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade, como modelo de desenvolvimento” para a II Conferência Estadual de Economia Solidária não foi por acaso. Prova disso foi a escolha desta discussão na abordagem do painel 2, na tarde desta terça-feira (27), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Laudemir Zart, falou sobre a diretriz que a busca pela Economia Solidária deve seguir. “Primeiro, precisamos saber o que queremos fazer e, a partir daí, buscar a maneira, as formas de organização para esse objetivo”, explicou.

Segundo ele, a construção do modelo de desenvolvimento baseado numa economia mais sustentável necessita da participação do Poder Público, mas numa perspectiva de contribuição, e não de dependência. “Isso implica que ele (Poder Público) não deve nos dizer o que fazer, mas sim participar do debate e implementar políticas públicas nesse sentido”, acrescentou.

Nesta linha, o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda, reiterou o principal objetivo da Economia Solidária. “Quando se fala em cooperação de serviços, pela lógica, o ideal não é que uma cooperativa, por exemplo, se estruture visando à concorrência com outras empresas”, destacou. “Hoje há um processo de desapropriação da força de trabalho e os empreendimentos solidários são centralizados justamente na valorização do ser humano”, complementou.

Experiência – O painel desta tarde também abordou a prática de Economia Solidária em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. A experiência foi relatada pela coordenadora do Fórum Municipal de Economia Solidária, Dalva Cristiana do Nascimento. “Mesmo sabendo como e o que fazer para a intensificação desta prática, faltam incentivos. Agora, por meio do Núcleo de Políticas para Economia Solidária (Nupes), contamos com um fomento para viabilização de empreendimentos solidários”. As discussões de hoje foram seguidas de trabalhos em grupo e plenária.

As atividades serão retomadas amanhã (28), com a explanação do Painel “Prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de políticas e programas de Economia Solidária”, a partir das 8h. Das 9h às 11h, haverá trabalho em grupo, seguido de plenária, das 11h às 12h30. À tarde, a partir das 14h, serão eleitos os delegados para a II Conferência Nacional de Economia Solidária. Às 15h, será realizada plenária final do evento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134609/visualizar/