Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 11:46

    Imprimir


Ocorre, até hoje (28), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a II Conferência Estadual de Economia Solidária. A diretora regional do Polo Oeste II do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Lúcia de Lourdes Gonçalves, participou do evento, destacando a importância do debate sobre a Economia Solidária no espaço escolar. “A Educação é aliada dessa prática no que diz respeito à formação dos cidadãos, mas para que haja uma contribuição maior, é preciso considerar a adequação do currículo escolar, visando à implementação do tema”, avaliou a diretora. “Dessa forma, os educadores poderão trabalhar a temática de forma mais abrangente”, acrescentou.

A sindicalista lembrou ainda que a reflexão sobre o assunto deve ser estendida para além da II Conferência Estadual. “Temos que sair daqui reafirmando que Economia Solidária é um direito”, frisou. Para isso, segundo Lúcia, deve haver uma mudança de concepção, por parte da sociedade como um todo, sobre cooperativismo, sustentabilidade, dentre outros aspectos. A Conferência promoveu, na tarde de ontem (27), o painel "Direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade, como modelo de desenvolvimento". Das 15h às 17h, houve trabalho em grupo, seguido de plenária.

Encerramento - O evento será encerrado hoje (28), com a explanação do Painel “Prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de atuação e de organização de políticas e programas de Economia Solidária”, a partir das 8h. Das 9h às 11h, haverá trabalho em grupo, seguido de plenária, das 11h às 12h30. À tarde, a partir das 14h, serão eleitos os delegados para a II Conferência Nacional de Economia Solidária. Às 15h, será realizada plenária final.

Parceiros - Realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), a Conferência Estadual conta com a organização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder-MT), Rede Unitrabalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rede Mato-grossense de Educação e Socioeconomia Solidária (Remsol), e Fórum Estadual de Economia Solidária de Mato Grosso (FEES-MT). Além disso, recebe o apoio da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), e Caixa Econômica Federal (CEF).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134612/visualizar/